terça-feira, 6 de setembro de 2016

Dendrobium amabile


 
 
O Dendrobium amabile é uma espécie de médio a grande porte, com belas hastes florais, compostas por diversas flores dispostas em cacho pendente, que surgem na parte superior dos pseudobulbos, sempre em pleno Verão.
 
Família: Orchidaceae        Género: Dendrobium        Espécie: amabile
 
Habitat natural: Espécie epífita que se desenvolve nas florestas, em altitudes à volta dos 1200 metros, na província de Hainam, na China e no Vietname.
 
Cultivo: Está cultivado num vaso médio, em substrato para epífitas, de granulometria média/grande, composto por uma mistura maioritariamente à base de casca de pinheiro (cerca de 50 a 60%), alguma argila expandida, alguma fibra de coco e alguma cortiça.
No Inverno aprecia temperaturas sempre acima dos 8 a 10º, se possível mais elevadas ainda. Ambiente com boa luminosidade, sem sol direto, com elevado grau de humidade e boa ventilação. Rego o necessário de forma a manter o substrato apenas ligeiramente húmido, sobretudo na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos (Primavera/Verão e metade do Outono). Requer um período de repouso algo prolongado (durante a segunda metade do Outono e Inverno), altura em que devem ser suspensas as regas, se cultivado num ambiente com boa humidade do ar. Caso contrário, regar apenas para hidratar a planta.
Fertilizo com Akerne Rain Mix duas vezes por semana (doses de baixa concentração), desde o início da Primavera até meados do Outono. No restante período do ano suspenso as fertilizações.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: