quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ascocentrum curvifolium

 

 
O Ascocentrum curvifolium é uma planta de médio porte, sendo, talvez, a espécie maior das cerca de 14 espécies que compõem este género. Tal como a maioria das espécies congéneres, possui inflorescências com muitas flores pequenas e fortemente coloridas. Pertencendo ao grupo das vandáceas, são muito usadas em hibridações com o género Vanda, dando origem às imensas variedades de Ascocendas que andam muito em voga nos nossos mercados orquidófilos.
 
Família: Orchidaceae        Género: Ascocentrum         Espécie: curvifolim
 
Habitat natural: Espécie que se desenvolve a baixas altitudes, entre o nível do mar e os 700 metros, nas florestas compostas por árvores de folha caduca ou semi caduca, do Vietname, China, Laos, Tailândia, Birmânia, Nepal e Índia.
 
Cultivo: Sendo uma espécie que se desenvolve a baixas altitudes, no seu estado natural, no seu ambiente de cultivo requer temperaturas elevadas, tendo como limite mínimo os 12 a 14 graus, durante o Inverno. Requer ainda um elevado grau de humidade do ar, boa ventilação e boa luminosidade (sem sol direto).
Está cultivada num cesto suspenso, médio (cerca de 15 cm de diâmetro), em casca de pinheiro grossa (3 a 5 cm) e alguma argila expandida.
Para além da alta humidade do ar, deve ser regada constantemente na Primavera, Verão e primeira metade do Outono. Nesta fase, as fertilizações, se usado o Akerne Rain Mix, devem ser 3 a 4 por semana, sempre com doses de muito baixa concentração. Tal como nas Vanda, é preferível aumentar ao número de aplicações, reduzindo bastante à dose por cada aplicação.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Que extraordinária floração, é difícil se ver orquídeas vermelhas,
    adorei.
    Abraço.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone!
      As espécies deste género são sempre bastante coloridas e atraentes. Obrigado pela visita.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Como é linda! Eu não conhecia! É difícil de cultivar, ela é muito exigente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é difícil. Basta seguir, mais ou menos, os conselhos de cultivo descritos no meu texto sobre esta espécie.

      Eliminar