terça-feira, 7 de junho de 2016

Dendrobium nobile

 


 
O Dendrobium nobile é uma das espécies mais difundidas e mais conhecidas do género Dendrobium. É também uma das mais espetaculares, pelo sua exuberância e pela densidade das suas florações. Tem sido ainda, ao longo dos anos, uma das mais utilizadas em variadíssimas hibridações,  vistosas e de grande sucesso nos meios orquidófilos. Muito embora esses híbridos sejam muitas vezes erradamente apelidados de Dendrobium nobile.
Esta espécie produz as suas inflorescências nos pseudobulbos mais velhos, já sem folhas, sendo as flores suavemente perfumadas.
 
Família: Orchidaceae         Género: Dendrobium          Espécie: nobile
 
Habitat natural: Espécie de médio a grande porte que se desenvolve no seu habitat natural de forma terrestre ou litófila, em florestas de uma vasta região asiática, entre os 200 e os 2000 metros de altitude, em países como a China, Índia, Nepal, Butão, Birmânia, Tailândia, Laos e Vietname.
 
Cultivo: É uma espécie que se adapta muito bem em climas frios, podendo mesmo ser cultivada no exterior o ano todo.
A minha planta é cultivada na estufa fria, em ambiente sombreado mas com boa luminosidade, boa ventilação e elevado grau de humidade.
Estou a utilizar um vaso médio com substrato composto por uma mistura para epífitas de média granulometria (casca de pinheiro, cortiça, argila expandida, fibra de coco e perlite).
Rego e fertilizo com frequência na fase de floração, crescimento e amadurecimento dos novos pseudobulbos, desde o início da Primavera até finais do Outono. No Inverno esta planta deverá passar por um prolongado período de descanso, suspendendo totalmente as fertilizações e, se o grau de humidade for o adequado, suspendendo também regas.
Para que possa florir em abundância, deverão também ser proporcionados fortes contrastes de temperatura entre o dia e a noite.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

8 comentários:

  1. Olá Américo
    É umas das espécies que mais tenho aqui presa em árvores,
    é muito fácil e sempre presenteia com muitas flores.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone,obrigado pela visita e pelo comentário. Concordo consigo, este é um dos Dendrobium mais fáceis de cultivar e que apresenta florações sempre generosas. Abraço.

      Eliminar
  2. Parabéns por esta abundante linda floração deste dendrobium; os detalhes de cultivo, que lista, leva-nos a crer que se trata de uma orquídea exigente! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Esta é uma orquídea de muito fácil cultivo, precisando apenas de algum frio para florir abundantemente.
      Abraço

      Eliminar
  3. Para mim, este dendrobium, é como se fosse um clássico, um dos mais belos, neste gênero. Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Para mim, este dendrobium, é como se fosse um clássico, um dos mais belos, neste gênero. Abraço!

    ResponderEliminar