quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Restrepia falkenbergii



 
A Restrepia  falkenbergii  é uma das mais exuberantes deste precioso género, não só pelo magnífico padrão e colorido das suas flores, como também pelo seu generoso porte e elegância. É uma espécie que se adapta muito bem ao nosso clima, desde que respeitadas algumas regras básicas.
 
Família: Orchidaceae         Género: Restrepia         Espécie: falkenbergii
 
Habitat natural: Esta espécie pode ser encontrada, no seu habitat natural, na cordilheira central de Antioquia, na Colômbia. É uma planta de médio porte, que se desenvolve de forma epífita, em altitudes entre os 1000 e os 2000 metros.
 
Cultivo: Tem exigências de cultivo semelhantes à maioria das espécies deste género.
Esta também está num vaso muito pequeno, com substrato para epífitas, de fina granulometria. Manter o substrato constantemente húmido, regando e fertilizando ao longo de todo o ano e evitando temperaturas demasiado elevadas nas estações mais quentes e secas. Deve também ser proporcionado um local com boa sombra, sem nunca receber sol direto ou luz demasiado intensa.
Prefere temperaturas frescas a amenas, ao excesso de calor, que lhe é prejudicial.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

11 comentários:

  1. Este um gênero maravilhoso...apesar de ainda não ter nenhum exemplar em minha coleção, isto se constitui numa ação que ocorrerá certamente!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico satisfeito que tenha gostado e concordo plenamente consigo Jalo. Este é um género maravilhoso e que merece estar em qualquer coleção.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Neste novo ano estou a tentar visitar todos os amigos da Verdade Em Poesia afim de lhes desejar um 2016 muito feliz cheio de grandes vitórias e muita saúde e Paz.
    António.

    ResponderEliminar
  3. Excelentes fotos onde se pode apreciar este magnífico espécime.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Américo ...meu nome é Rudinei e tenho uma Restrepia muito parecida com essa sua mas com o nome de Restrepia Brachypus ...seria a mesma planta ?

    Parabéns pelas informações.... Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rudinei. A Restrepia brachypus e a Restrepia falkenbergii são realmente muito parecidas, sobretudo na cor e no desenho, mas são duas espécies distintas. Se repararmos nos pequenos pormenores, como o labelo e as sépalas laterais, acabamos por encontrar diferenças entre elas. A primeira (R brachypus) é originária de países como a Venezuela, o Peru, o Equador, a Bolívia e a Colômbia; a segunda (R falkenbergii) é originária de um habitat muito mais reduzido, existindo apenas em Antioquia, na Colômbia, sendo, por isso, muito mais rara.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Rudinei, como complemento à informação anterior, também posso acrescentar que as respetivas plantas, sobretudo nas folhas, também são diferentes.
      Abraço

      Eliminar