segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Laelia albida



 
 

Para mim, a Laelia albida é uma das mais belas espécies, dentro  das chamadas Laelia Mexicanas. Para além da delicadeza das suas flores, destacam-se pormenores morfológicos de rara beleza, a somar a um leve mas delicioso perfume.
É uma planta fácil de acomodar, com pseudobulbos em forma de cone, que se enchem de rugas com a idade, encimados por 1 a 3 folhas, linear-lanceoladas e coriáceas. A haste floral, algo longa, é geralmente composta por 3 a 10 flores,  espaçadas entre si e com cerca de 5 a 7 cm cada uma.
 
Família: Orchidaceae          Género: Laelia           Espécie: albida
 
Habitat natural:  Espécie de médio porte, oriunda da parte ocidental do México, onde se desenvolve de forma epífita ou litófila, em florestas de carvalhos ou de carvalhos e pinheiros, entre os 1000 e os 2000 metros de altitude.
 
Cultivo: Está montada numa placa de cortiça, tendo-se adaptado muito bem a esta forma de cultivo. Sendo uma espécie de altitudes elevadas, suporta  ambientes frescos, requerendo contudo locais com boa luminosidade.
Regar e fertilizar com frequência,  a partir do aparecimento dos novos pseudobulbos até à sua maturidade, mantendo sempre um bom grau de humidade. Nesta fase, fertilizar duas a três vezes por semana, com o adubo AKERNE RAIN MIX, sempre com doses de baixa concentração.
Durante o Inverno deve-se proporcionar um período de repouso da planta, com redução acentuada das regas e parando mesmo as fertilizações. Incrementar, neste período, o grau de luminosidade.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: