quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Cymbidium serratum var. 'daxueshi'

 


Esta é uma variedade muito rara do Cymbidium serratum e talvez uma das mais bonitas e perfeitas. É uma planta de pequeno porte, fácil de acomodar em qualquer orquidário. Produz sempre flores solitárias, numa haste floral de altura considerável.
 
Família: Orchidaceae     Género: Cymbidium     Espécie: serratum   var. 'daxueshi'
 
Habitat natural: É uma espécie terrestre que vegeta em espaços abertos, em locais rochosos, nas florestas de altitude elevada (dos 1000 e os 3000 metros), nas províncias de Guizhou, Hubei, Sichuan e Yunnan, da China e ainda em Taiwan.
 
Cultivo: Sendo uma espécie proveniente de altitudes elevadas, adapta-se bem a climas temperados/frios.
O ambiente de cultivo deve ter sempre sombra moderada, nunca apanhando sol direto, bom grau de humidade e suscetível de ter temperaturas relativamente baixas  a partir de meados de Setembro (10º ou menos de 10º), para assim poder florir com regularidade.
Deve ser proporcionado um vaso alto e estreito, próprio para este tipo de Cymbidium, com substrato maioritariamente à base de casca de pinheiro, de pequena e média granulometria, alguma perlite, argila expandida (fina) e alguma rocha vulcânica ou pequenos pedaços de tijolo.
Regar de forma a manter o substrato sempre húmido  e fertilizar uma a duas vezes por semana, também com doses de baixa concentração.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Que maravilha Américo....mesmo sendo uma única flor consegue se destacar bastante; este labelo é incrível! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, fico muito contente por ter apreciado esta raridade. É uma das "joias" da minha coleção.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Thank you for featuring this rare beauty!

    ResponderEliminar