quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Phragmipedium pearcei




Uma das minhas espécies preferidas no género Phragmipedium. Destaca-se pela singularidade das suas formas e pelas cores bem contrastadas e com pormenores deliciosos nos seu desenhos. É uma planta de pequeno porte, para o género, com flores de boa dimensão e com folhas coriáceas também pouco comuns e bonitas. Tal como é hábito nos Phragmipedium as hastes florais comportam várias flores que se vão abrindo sucessivamente umas às outras, nunca em simultâneo.
Família: Orchidaceae         Género: Phragmipedium          Espécie: pearcei
Habitat natural: Espécie terrestre ou litófila, que se desenvolve preferencialmente nas margens dos rios ou nas zonas húmidas próximas, em habitats entre os 300 e os 1300 metros de altitude, no Peru, na Colômbia, no Equador e na Costa Rica.
Cultivo: Está cultivada num vaso médio, num substrato composto por uma mistura de casca de pinheiro (cerca de 50%) argila expandida, alguma cortiça e perlite. Rego frequentemente, sobretudo nas estações mais quentes e secas, de forma a manter o substrato sempre muito húmido, nunca devendo secar entre regas. No Verão mantenho o vaso num prato com cerca de 2 cm de água. Temperaturas intermédias a quentes durante o ano e um elevado grau de humidade do ambiente. Aplico fertilizações duas vezes por semana (com grande redução no Inverno), com doses de baixa concentração, com o Akerne Rain Mix.
 
 Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Já percebi que elas não florescem se não trem dosagens de fertilizantes,
    tenho uma que que até seu crescimento está lento por causa da falta de
    fertilizante.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Simone ´´e importante fertilizar com alguma regularidade, embora sempre com doses pouco elevadas.
      Abraço

      Eliminar
  2. Um belíssimo exemplar, a forma distribuída como em touceira e a maneira a haste se projeta e solta a linda flor, permite-nos afirmar que se trata de uma orquídea muito bela e apreciável! Parabéns, grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Fico muito satisfeito que tenha apreciado esta maravilha.
      Grande abraço

      Eliminar