segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Laelia dayana var. coerulea



 
Esta é a variedade coerulea da magnífica Laelia dayana. Possuo as duas (tipo e coerulea) mas apenas esta floriu pela primeira vez. É uma planta pequena com uma flor relativamente grande e de recortes sublimes. Esta está montada numa placa de cortiça e a espécie tipo está em vaso. Como a que está em vaso nunca floriu, posso depreender que se adapta melhor montada. As suas inflorescências trazem apenas uma flor em cada haste.
Família: Orchidaceae   Género: Laelia   Espécie: dayana   Variedade: coerulea
Habitat natural: Esta maravilhosa orquídea é nativa do Brasil, onde se desenvolve como planta epífita, nas proximidades do Rio de Janeiro. Pode ser observada em altitudes entre os 500 e os 2000 metros, pelo que se pode inferir que poderá ser cultivada num variado leque de temperaturas.
Cultivo: Está cultivada montada numa placa de cortiça, em local bem iluminado e com elevado grau de humidade. Exige regas frequentes, bem como fertilizações regulares, nas estações mais quentes do ano, reduzindo significativamente no Inverno. Proporciono temperaturas acima dos 12 graus o ano todo, mas penso que pode suportar temperaturas algo mais baixas. Apesar de estar num local com boa luminosidade, está sempre protegida so sol direto.

6 comentários:

  1. Uma linda Laelia e com os cuidados que você deposita, tende se tornar cada vez mais robusta e com mais florações! Grande abraço e até a próxima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim Jalo. Esta é, ainda, uma planta muito jovem adquirida a um expositor do Brasil, aqui, na expo de 2014.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Bonita e perfeita. Aprecio a cor da orla e a leve tonalidade das pétalas. Parabéns e obrigado pela divulgação desta a sua experiência. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma verdadeira beldade.
    Abraços.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone,
      Fiquei muito satisfeito por ter apreciado esta maravilha, oriunda do Brasil.
      Um abraço

      Eliminar