quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bulbophyllum dearei

 

 
Uma agradável surpresa este Bulbophyllum dearei. Flor enorme, formas muito exóticas, cores surpreendentes e um leve aroma que, apesar de tudo, não é desagradável, como é habitual neste género tão diversificado. Sendo uma planta de fácil cultivo, vale a pena ter uma, em qualquer coleção.
Família: Orchidacae           Género: Bulbophyllum          Espécie: dearei
Habitat natural: Espécie epífita, de pequeno porte, proveniente das florestas de baixa/média altitude,  entre os 700 e os 1200 metros, das Filipinas, da Malásia e de Bornéu. É caraterizada por ser uma planta de pequenos pseudobulbos e unifoliada.
Cultivo: Requer um ambiente algo sombreado, com elevado grau de humidade e com temperaturas nunca abaixo dos 10 a 12 graus, durante todo o ano, podendo ir até aos 33 a 34 graus nas estações mais quentes do ano, como máximas. Deve ser cultivado, preferencialmente, em vaso pequeno, em substrato para epífitas, numa mistura à base de casca de pinheiro, argila expandida, perlite, com a possibilidade de acrescentar pedaços de fibra de coco e ou cortiça.
Regar de forma a manter o substrato sempre húmido, sem nunca encharcar. Fertilizar duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (Akerne Rain Mix). Reduzir ou mesmo suspender as fertilizações durante o Inverno.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Peço desculpa pela intromissão, mas diga-me, por favor, se vende orquídeas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena mas as minhas orquídeas são apenas para minha coleção e não faço venda das mesmas.

      Eliminar
  2. Belíssima orquídea; parabéns!
    O formato da flor é bastante curioso! Mas nem por isso, elegante! Grande abraço!

    ResponderEliminar