segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Rhynchostylis retusa


 
 
Talvez a mais pequena planta, das poucas espécies que compõem este género, mas que em beleza será uma das mais bonitas e delicadas. As suas flores são bastante perfumadas, sentindo-se mesmo à distância.
Família: Orchidaceae        Género: Rhynchostylis        Espécie: retusa
Habitat natural: Esta espécie desenvolve-se em florestas de baixa altitude, desde o nível do mar, até aos 1200 metros de altitude, numa vasta região do continente asiático, englobando países como a China (Himalaias), Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Nepal, Tailândia, laos, Birmânia, Vietname, Camboja, Malásia, Indonésia (Bornéu, Java e Sumatra) e Filipinas.
Cultivo: Está cultivada num pequeno cesto, com substrato para epífitas (casca de pinheiro grossa, perlite, argila expandida e alguma cortiça). Dever ser mantida num ambiente meio sombreado, com elevado grau de humidade e temperaturas sempre acima dos 12 graus o ano todo. Necessita de regas e fertilizações regulares, mais frequentes nas estações quentes e secas e mais espaçadas no final do Outono e Inverno.

 Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. A floração se superou com perfume ainda melhor.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. De pensar que toda essa beleza é de uma orquídea espécie, a gente fica abismado (no bom sentido) com o poder da natureza! É um gênero que me encanta, apesar de não ter nenhuma (ainda)! Grande abraço Américo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, para mim, este é uma das mais belas espécies asiáticas e vale mesmo a pena ter uma em nossas coleções. Espero que um dia possa conseguir uma. O Brasil, em geral, tem um excelente clima para este género.
      Grande abraço

      Eliminar