quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Maxillaria perryae

 
 
 
 
Apesar das flores desta  Maxillaria não abrirem na totalidade, caraterística desta espécie, ela não deixa de exibir pormenores muito peculiares e deliciosos, tanto no que toca às suas formas, como nas suas cores e texturas. Nesta sua primeira floração, foi para mim uma agradável surpresa. Como é normal neste género, apresenta apenas uma flor por haste, com cerca de 6/7 cm de dimensão.
Família: Orchidaceae           Género: Maxillaria          Espécie: perryae
Habitat natural: É uma espécie oriunda do Equador, onde se desenvolve, de forma epífita, nas florestas montanhosas e húmidas, entre os 750 e os 1550 metros de altitude.
Cultivo: Sendo uma planta de média dimensão, está cultivada num vaso médio, em substrato à base de uma mistura  para epífitas (perlite, casca de pinheiro, cortiça, fibra de coco e argila expandida), que garante boa drenagem e contante humidade do mesmo.
Deve ser mantida todo o ano em ambiente temperado/quente, com elevado grau de humidade. Regar de forma a manter o substrato sempre húmido e fertilizar sempre com doses de baixa concentração (metade do indicado pelo fornecedor). Reduzir significativamente as regas nas estações mais frias do ano, suspendendo, neste período, as fertilizações.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Imagina uma maravilha dessa plenamente aberta? Se bem que é verdadeiramente o fato de "não se tornar plena" que faz dela ainda mais bela! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo Jalo. Ela "esconde" pormenores deliciosos.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Originais e belas flores. As Maxillarias são um gênero que eu gosto muito porque muitas espécies se adaptam bem e generosamente florescem na estufa. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angel, este é o meu género preferido e do qual tenho mais espécies na minha coleção. Para além da sua beleza, um dos principais atrativos deste género é a sua grande variedade de perfumes, sempre agradáveis.
      Abraço

      Eliminar