quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Maxillaria cucullata




 
Esta é uma forma muito bonita da Maxillaria cucullata, com flores de cores mais amareladas, fugindo aos padrões mais comuns desta espécie. Contudo, mantém o perfume intenso e adocicado (fruta madura?). É uma planta de pequeno a médio porte, com flores relativamente grandes (cerca de 6 a 8 cm).
Família: Orchidaceae           Género: Maxillaria           Espécie: cucullata
Habitat de origem: Pode ser observada nas florestas húmidas desde o sul do México até ao Equador, entre os 700 e os 3300 metros de altitude, vegetando de forma epífita, por vezes de forma litófila ou mesmo terrestre.
Cultivo: Está num pequeno vaso, com substrato para epífitas. Necessita de elevado grau de humidade ao longo de todo o ano, sendo necessário regas frequentes, sem nunca estar encharcada. Fertilizações de baixa concentração, mais frequentes na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos. O local de cultivo é sombreado, nunca recebendo sol direto e com temperaturas sempre acima dos 10º.

7 comentários:

  1. Olá Américo. Parabéns por esta maravilha de orquídea, gênero maxillaria. Por aqui, devido ao clima quente, tenho encontrado dificuldades no cultivo deste gênero, possuindo apenas um, a espécie picta!
    Mas ainda assim, aprecio consideravelmente este gênero. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Américo. Parabéns por esta maravilha de orquídea, gênero maxillaria. Por aqui, devido ao clima quente, tenho encontrado dificuldades no cultivo deste gênero, possuindo apenas um, a espécie picta!
    Mas ainda assim, aprecio consideravelmente este gênero. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jalo! Realmente, algumas espécies deste género apreciam climas mais frescos, sendo também um género admirável, sobretudo pelas formas e aromas das suas espécies. Obrigado pela visita.
      Abraço

      Eliminar
  3. Fotografias preciosas Americo, tão detalhadas. Adorei os Maxillarias, é um gênero floração e resistente. Flores muito bonitas. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angel! Este é um género com muitas espécies que se adaptam bem aqui na Europa e com florações admiráveis. Obrigado pelo comentário.
      Abraço

      Eliminar
  4. Amigo Américo esta Maxillária é linda Parabens.

    ResponderEliminar