sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Kingidium deliciosum

 
 

Esta pequena espécie, também considerada por alguns orquidófilos com Phalaenopsis deliciosa, encontra-se florida há várias semanas e poderá ainda continuar por mais algumas. Os seus botões vão abrindo sucessivamente, numa inflorescência ramificada, garantindo, assim, uma bela floração por muito tempo num orquidário. As suas flores têm um tamanho de cerca de 2 cm, com um colorido muito delicado e bonito.
Família: Orchidaceae         Género: Kingidium         Espécie: deliciosum
Habitat de origem: Espécie de baixa altitude, até ao máximo de 600 metros, que se manifesta nas florestas das Filipinas e por uma vasta área do sudeste asiático, até à India.
Cultivo: Temperaturas sempre acima dos 12/13  graus, mesmo durante o Inverno. Está em vaso pequeno, com substrato idêntico ao cultivo das Phalaenopsis (cortiça, casca e argila expandida, com granulometria de 2 a 3 cm). Deve ser propiciado um elevado grau de humidade, regas e fertilizações regulares, de baixa concentração, reduzindo consideravelmente no Inverno.

6 comentários:

  1. Boa tarde. Parabéns pelo blog. Estou desenvolvendo um programa para catalogar orquídeas e vou distribuí-lo gratuitamente assim que estiver pronto. Gostaria de pedir alguma dica para deixar o programa perfeito para qualquer orquidófilo. Peço que dê uma olhada no meu blog www.projetogerenteorquideas.blogspot.com.br

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Obrigado pelo comentário. Irei ver o seu Blog com atenção. Para qualquer orquidófilo há dados importantes de registo. Entre eles destaco: nome científico e habitat natural da espécie, proveniência e data da 1ª aquisição/oferta, data do 1º plantio, datas de posteriores divisões/reenvasamentos , formas de cultivo mais adequadas, etc

      Eliminar
  2. Acho que os orquidófilos tem que ter mais criatividade em arrumar nomes,
    pode comer.
    Bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Uma maravilha de flor (de orquídea) suave nas formas e cores, ao tempo que se destaca bastante pelo labelo e as sobras de tons escuros que deixam-se morrer nas pétalas e sépalas.
    Obrigado pela novidade (para mim) e abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jalo,
      Fico contente por ter apreciado esta espécie, que floriu pela primeira vez no meu orquidário e que também me surpreendeu muito positivamente.
      Um abraço.

      Eliminar