segunda-feira, 30 de junho de 2014

Maxillaria sanderiana e Maxillaria sanderiana 'Black Lip'



 
 
Cultivo estes dois exemplares há já alguns anos e, apesar de serem uma mesma espécie, não deixam de ser dois cultivares bem distintos, sobretudo na sua floração, com pormenores deliciosos e com uma beleza singular. As fotos comparativas permitem-nos ver as semelhanças, bem como a diferença entre elas.
Família: Orchidaceae       Género: Maxillaria       Espécie: sanderiana
Habitat de origem: Espécie de médio porte, que se desenvolve de forma litófila ou terrestre, nas florestas de elevada altitude, entre os 1200 e os 1500 metros, do Peru e do Equador.
Cultivo: Deve cultivar-se em ambientes temperados/frios. Mesmo no Verão, a temperatura, no seu ambiente de cultivo, nunca deverá ultrapassar os 30 graus. Temperaturas muito elevadas são altamente prejudiciais para estas plantas. Devem manter-se em locais com boa luz, mas com sombra o dia todo.
O substrato utilizado deve ser de granulometria média/fina, composto à base de casca (pinheiro e cortiça), perlite e fibra de coco. Deve manter-se  húmido o ano todo, com regas e fertilizações regulares.

6 comentários:

  1. Nossa.... Obrigada Américo por me apresentar tão linda orquídea.
    Não conhecia e amei.
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete, fiquei imensamente satisfeito por ter gostado. Obrigado.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Belíssimas plantas Américo, parabéns (não se sabe qual é a mais caprichosa e bela)...
    Por aqui ela não ia bem, a temperatura é quase sempre acima dos 30°...rsrrrsrs
    Grande abraço a vc!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Jalo, algumas preferem mesmo ambientes mais frescos. Fico muito satisfeito por ter gostado.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Oi, Américo, que interessante! Admiro bastante o gênero Maxillaria, mas desconhecia esta variabilidade na floração da sanderiana. As duas são lindas, mas particularmente adorei esta coloração da 'Black Lip'. As fotos estão impecáveis, evidenciam cada pequeno detalhe das duas formas. Parabéns!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, este é um dos meus géneros preferidos. Obrigado pela visita e fico muito satisfeito por ter apreciado estas duas maravilhas.
      Um abraço

      Eliminar