quinta-feira, 13 de março de 2014

Dendrobium ruppianum





Em muitos aspetos semelhante ao Dendrobium speciosum ou ao Dendrobium jonesii, considerado por alguns como um sinónimo deste, esta espécie atinge contudo maior porte ainda e as suas hastes florais são exuberantes, no tamanho e na disposição densa das suas flores. É uma planta de grande porte, compacta e que exige espaço para o seu cultivo, mas que nos compensa com tanta beleza.
Família: Orchidaceae     Género: Dendrobium    Espécie: ruppianum
Habitat natural: Espécie de média altitude, das florestas da Austrália, desenvolvendo-se em florestas pouco densas e com muita luz.
Cultivo: Está cultivada num vaso médio, em substrato para orquídeas epífitas, num local com bastante luz mas sem receber sol direto. Necessita de temperaturas amenas na estação mais fria do ano (mínimas de cerca de 12º).
Regas e fertilizações regulares na fase de desenvolvimento da planta, nas estações mais quentes, com um período de repouso durante o Inverno. Também pode ser cultivada montada numa placa de cortiça.

12 comentários:

  1. Ela é bem robusta , presumo que tria que ter até um
    suporte para suas flores.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Cm vc cita em alguma parte do texto, e com razão: exuberante! as flores são lindas se vistas de perto (detalhe) se vistas de longe; inclusive as fotos estão ótimas!
    Parabéns, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, fico imensamente satisfeito por ter apreciado esta espécie. Obrigado.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Oi, Américo! Sempre me impressiona a infinita diversidade e beleza do gênero Dendrobium. Este eu não conhecia, belíssimo! Parabéns pelas fotos impecáveis e muito obrigado por compartilhar estas importantes informações sobre o cultivo!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio,
      O género Dendrobium é um dos mais fascinantes, diversificados e com muitas das plantas mais belas no reino das orquidáceas. Poder cultivar algumas delas é um privilégio e compartilhar com os amigos um grande prazer. Obrigado.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Impressionante Américo! Que belas flores em cascata. Parabéns. Abraços

    ResponderEliminar