quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Cymbidium goeringii 'Fuguozhihua'

 


Uma boa maneira de iniciar o ano de 2014 com a floração deste Cymbidium goeringii. Embora a haste floral não se tenha desenvolvido tanto em altura como eu esperava, mais dois a três centímetros,  a flor não deixa de mostrar a sua beleza e a invulgaridade das suas formas e cores.
Espero que neste começo de ano mais florações venham a acontecer, dos Cymbidium 'chineses', entre os cultivares adquiridos em 2012 e 2013.
O nosso clima, com Invernos frios, é bom para o cultivo destas espécies, tendo apenas em especial atenção o ambiente, o tipo de vaso que usamos e o substrato. O vaso não deve ultrapassar muito os 10 cm de largura mas, simultaneamente, deverá ter cerca do triplo na sua altura total, entre 20 a 30 cm. O substrato deverá garantir  uma maior resistência à degradação, anexando no mesmo, para além de casca de pinheiro e alguma turfa ou folhas em decomposição, alguma perlite, rocha vulcânica, fibra de coco e ou lã de rocha, permitindo uma boa capacidade de drenagem e arejamento.
É bom proporcionar um ambiente de cultivo com bom grau de humidade e o substrato terá que permanecer constantemente húmido, reduzindo contudo as regas nas épocas mais frias do ano.
É importante garantir também, nas estações mais quentes e soalheiras, bastante sombra, entre 80 a 90%, aumentando a luminosidade no Inverno.

12 comentários:

  1. Lindo este, parabéns; torço para que os outros, no caso, como cita, os 'chineses' possam compor excelentes floradas!
    ABRAÇO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Espero mostrar novidades nos próximos tempos.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Oi, Américo, tudo bem? Não me canso de admirar sua coleção de Cymbidium chineses. Adoro a delicadeza destas flores, conheci mais uma bela espécie com o artigo de hoje. Muito obrigado pelas informações e parabéns pela primeira floração do ano!

    Um grande abraço e um excelente 2014 a você e aos seus!

    Sergio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio
      Sinto-me imensamente realizado quando amigos apreciam estas maravilhas da natureza, que eu tenho um grande prazer em cultivar. Muito obrigado pelo comentário e que tenha um excelente ano de 2014.
      Um grande abraço

      Eliminar
  3. Olá Américo. Que belas são estas Cym. Infinitamente mais delicado. Parabéns a floração e Feliz 2014. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angel, obrigado e espero em breve poder compartilhar mais algumas destas florações. Desejo um Bom Ano de 2014, com muitas novidades orquidófilas.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Américo é muito lindo,
    Tenho paixão por eles mas, desisti de tentar.
    Parabéns pelo pelo cultivo.
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete, felizmente o nosso clima é favorável à cultura destes Cymbidium, sendo para nós mais difícil para muitas espécies tropicais.
      Obrigado pela visita.
      Um abraço

      Eliminar