quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cymbidium kanran 'Zhushalan'


 

 
Família: Orchidaceae   Género: Cymbidium    Espécie: kanran   Var: 'Zushalan'
Habitat natural: Espécie terrestre de médio porte, manifestando-se em zonas sombrias, nas florestas de média a elevada altitude, até aos 1800 metros, do norte do Vietname e sul da China.
Cultivo: Vaso estreito e alto, com substrato que garanta uma boa capacidade de drenagem e arejamento das raízes, bem como uma boa capacidade de resistência à degradação ( casca de pinheiro média/fina, alguma cortiça triturada fina, rocha vulcânica, perlite, alguma turfa/húmus e alguma argila expandida de pequena dimensão). Este substrato é válido para a cultura da maioria dos Cymbidium "chineses". Regar apenas de forma a manter-se o substrato permanentemente húmido,  sem  nunca encharcar.
O local de cultivo deve garantir uma sombra acentuada nas estações mais quentes e luminosas do ano, sem receber sol direto, proporcionando mais luz nas estações frias. Manter sempre em ambientes temperados a frescos, necessitando, para florir, de quedas acentuadas de temperatura entre o dia e a noite, sobretudo a partir de meados de Setembro. Estas condições são também necessárias para a cultura da maioria dos Cymbidium "chineses" (kanran, sinense, goeringii, serratum, lianpan...).

10 comentários:

  1. Oi Américo !
    Cymbidium lindo, cor maravilhosa, retratada no foto 2, belas fotos.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Então ela é uma boa espécie pra se ter aqui no sul ,
    as estações estão bem descontroladas, e faz frio mesmo nesta época do ano.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone, penso que o sul do Brasil tem um clima algo semelhante ao nosso, pelo que os Cymbidium dar-se-ão bem aí.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Achei um pouco diferente (a configuração da flor) da maioria dos Cymbidium (pelo menos dos que costumo ver), mas não menos elegante e formidável!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, as espécies de Cymbidium "chinesas" são quase sempre muito diferentes dos híbridos, mas compensam pelo exotismo, pelas formas e pelos perfumes muito agradáveis.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Oi, Américo! Que lindo, sou fã destas espécies chinesas de Cymbidium. Por aqui, só encontramos híbridos enormes. Belíssimo seu exemplar, parabéns pela floração e muito obrigado por compartilhar as informações de cultivo!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio,
      Eu também prefiro estas espécies, que para além de belas são também muito perfumadas. Fico contente por ter gostado e por saber que partilhamos uma gosto comum cobre os Cymbidium.
      Um abraço

      Eliminar
  5. Tenho uma matéria sobre orquideas para o seu blog. Precisava que me mandasse um e-mail que eu responderia com a matéria e as fotos nele. O meu e-mail é renatoxb@hotmail.com

    Att. Renato

    ResponderEliminar