segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Spiranthes spiralis

 
 
 
 
A Spiranthes spiralis, de todas as nossas orquídeas silvestres, é sempre a última a florescer em cada ano, sendo também a única a florescer na estação outonal. São plantas de pequeno porte, que raramente ultrapassam os 15 a 20 cm, cujas flores, muito delicadas e levemente perfumadas, rondam os 7 mm de dimensão. Esta orquídea tem também um aspeto peculiar e curioso; primeiro surge a haste floral e, só quando esta está plenamente desenvolvida, aparece posteriormente a parte foliar da planta.
Em Portugal, desenvolve-se em habitats de solos predominantemente calcários, podendo ser encontrada por quase toda a Europa até aos Himalaias ocidentais e mesmo no Norte de África.

4 comentários:

  1. Esta dispensa comentários: que capricho, que requinte, que ternura! Muito bom vê-la, obrigado, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, fico muito satisfeito que tenha gostado desta orquídea. É também umas das minhas preferidas e todos os anos me desloco para ver, in loco, a sua bela floração.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Oi, Américo, que belíssima orquídea outonal! Não a conhecia, achei o nome fantástico, em perfeita sintonia com esta pequena escultura. Verdadeira obra de arte! Graças ao seu trabalho, venho conhecendo um pouco mais sobre as orquídeas europeias. Muito obrigado e parabéns!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, fico imensamente satisfeito por apreciar as orquídeas europeias que, embora com menor diversidade, são também muito belas.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Um abraço

      Eliminar