segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cirrhopetalum frostii


 
Também conhecido como Bulbophyllum frostii, é uma espécie de pequeno porte, mesmo miniatura, com flores de tamanho proporcionalmente considerável, libertando um odor desagradável.
Género: Cirrhopetalum
Espécie: frostii
Habitat natural: Espécie epífita,  que se desenvolve nas florestas do Vietname, em altitudes que rondam os 1400 metros.
Cultivo: Está num pequeno vaso, com substrato  para epífitas, em ambiente temperado. Manter  um elevado grau de humidade, com regas e fertilizações regulares, nas estações mais quentes do ano.

10 comentários:

  1. Interessantíssima, inclusive por causa do odor desagradável...rsrsrsrsrs; um qlq jamais lhe solicitará uma muda! rtsrsrsrs Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, as plantas também têm destas coisas e, para estas, o principal é agradar aos seus polinizadores. Nestes casos, nós vamo-nos contentando com exotismo visual.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Oi, Américo! Vejo que perdi belas florações, mas estou aqui recuperando o tempo perdido. Adorei o Paphiopedilum, que fantásticas cores e padrões! Mas confesso que sou um grande admirador de Bulbophyllum, pelo seu pequeno porte e flores exóticas. Este eu não conhecia, achei belíssimo. Parabéns!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio,
      Ainda bem que gostou. Esta foi a primeira floração deste Bulbophyllum e eu também fiquei bastante agradado, excetuando o odor que, mesmo assim, não impede o meu entusiasmo pelo seu cultivo.
      Um abraço

      Eliminar
  3. Magnifica espécie, tenho um pequeno sombrite de 80 % nas minhas poucas orquideas , será que é bom ou precisa de mais iluminação?
    é que algumas estão com a cor das folhas bem verdes!

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone,
      Fico satisfeito que tenha gostado deste Cirrhopetalum. A sombrite depende também das plantas que cultivamos. Contudo, 80% deve ser um pouco exagerado para a maioria. A média ideal ronda os 40 a 60%. A cor das folhas é o melhor indicador das suas necessidades. Quando estas estão com um verde mais acentuado do que o normal é sinal de sombra em excesso e, no oposto, quando ficam com um tom amarelado, é sinal de excesso de luz.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Muito bonito! Vai para a minha lista de compras!
    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Américo, que planta maravilhosa.
    Parabéns
    abraços

    ResponderEliminar