segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Anoectochilus formosanus





Esta minha orquídea tem uma história curiosa. Há algumas semanas atrás adquiri-a num horto aqui do Norte, dum lote de várias dezenas de plantas que estavam a ser comercializadas como sendo Ludisia discolor, Apesar da parte foliar da planta ser bastante parecida com o género Ludisia, ao olhar para a haste floral apercebi-me logo tratar-se de um género bastante diferente. Mesmo não gostando de comprar orquídeas sem identificação ou com identificação incorrecta, trouxe esta para casa, curioso com a planta em questão. Foi apenas uma questão de algumas dezenas de minutos de pesquisa na Internet para chegar à sua correcta identificação: Anoectochulus formosanus.
É uma orquídea originária dos Himalaias, de altitudes entre os 900 e os 1500 metros. Suporta temperaturas mais baixas que as Ludisia e está cultivada num pequeno vaso com turfa.

7 comentários:

  1. Eh!!!! quem tem olho ....... Boa compra, vale mais que Ludisia, digo eu eheheheh

    ResponderEliminar
  2. É uma orquídea terrestre maravilhosa, não? Essas flores convidam ao toque, parabéns pela bela aquisição!

    ResponderEliminar
  3. Américo, você não imagina a euforia que foi quando vi sua ludisia !!!! Quero um exemplar igual ao seu. Como faço para comprar ? Estou no Brasil. Meu email é alessandro48guimaraes@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em Portugal muitos hortos de plantas vendem a Ludisia. Aí, no Brasil, não sei se é fácil encontrar.

      Eliminar
  4. esta orquídea tem poderes medicinais.

    ResponderEliminar