sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Chaubardia heteroclita

 
 
Esta orquídea, algo semelhante com uma Zygopetalum, faz parte de um género com apenas três espécies conhecidas. As suas flores solitárias surgem na base dos pseudobulbos, com 5 a 8 cm de dimensão, de cores  e formas pouco comuns na família Orchidaceae.
Família: Orchidaceae
Género: Chaubardia
Espécie: heteroclita
Habitat natural: Originária dos Andes (Equador e Peru), onde se desenvolve entre os 700 e os 1500 metros, como uma planta epífita.
Cultivo: Substrato para epífitas, com bom arejamento e boa capacidade de drenagem. Aprecia um bom grau de humidade do ar e temperaturas intermédias a quentes. No período de desenvolvimento vegetativo, necessita de regas e fertilizações regulares.

4 comentários:

  1. Muito bonita. De facto dá um certo ar de Zygopetalum. É perfumada como os Zygopetalum?

    ResponderEliminar
  2. José,
    Esta não tem essa característica, o perfume, dos Zygopetalum.

    ResponderEliminar
  3. Olá Sr. Américo, como está? Preciso da sua ajuda: tenho uma Chaubardia heteroclita comprada no Greenman em junho 2021. Falei com ele que me sugeriu que contatasse quem já tem esta planta, daí precisar da sua ajuda. Tenho-a em casca de pinho médio/pequeno, vaso plástico transparente, boa luminosidade, temp. entre 22 a 27 e hum. entre 50 a 70%. O que acontece? As folhas maiores vão ficando amarelas e castanhas nas pontas até que caem. Praticamente aconteceu a todas as folhas que vão chegando a um tamanho de 30 cm +/-. Posso enviar fotos se me indicar um e-mail. Será que me pode ajudar? Estive aí consigo quando fomos com o grupo do COP. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! As condições de que me falou estão, na maioria, de acordo com as necessidades desta planta. Contudo, essa situação pode dever-se a excesso de água nas raízes. A mistura do substrato deve conter casca média e grossa e alguma argila expandida. As raízes devem estar húmidas, mas nunca encharcadas. Terá que verificar as condições do substrato. As temperaturas (mínima e máxima) demasiado aproximadas umas das outras pode também não ser positivo, não só para esta orquídea como para muitas outras. Também é importante uma boa ventilação do local. Na minha estufa as temperaturas, ao longo do ano, oscilam entre os 12 e 32 graus. O meu email: ociremas@gmail.com.

      Eliminar