sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dendrobium parishii



Esta é uma das minhas espécies preferidas do género Dendrobium. Por ser uma planta de pequeno/médio porte, é fácil de acomodar e tem flores grandes e de colorido intenso.
Família: Orchidaceae
Género: Dendrobium
Espécie: parishii
Habitat natural: Espécie que se desenvolve em florestas de baixa a média altitude, em vários países do continente Asiático (Laos, Vietname, Tailândia, Birmânia, Índia e China).
Cultivo: Está cultivada em substrato para orquídeas epífitas, em ambiente com temperaturas médias,  bom grau de humidade e fertilizações constantes. Necessita de um período de repouso durante o Inverno.

2 comentários:

  1. Sr. Américo. Pode-me ajudar? Sou da APO. Comprei um D. parishii em Março na feira do J. Botânico na Ajuda em Lisboa. Era e continua a ser mínimo, 2 dedos transversos de altura!!! No Verão tive-o no jardim numa pequena estufa. Nada se desenvolveu. Agora trouxe-o para a cozinha, com medo do frio. (Vivo na Parede, linha de Cascais, perto do mar.)Fiz bem? Q temperaturas ele quer durante o Inverno? Os artigos da Net não são claros. E deixo de regar completamente e só o borrifo? Acho q ele está a mirrar. Agradeço mto a sua ajuda. Sigo o seu blog com muito inetersse. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madalena,
      O D parishii só floresce quando os pseudobulbos atingem o tamanho de cerca de 15 cm de comprimento, sendo estes de folha caduca quando atingem a maturidade e é nesses que aparecem as hastes florais, no final da Primavera. Provavelmente comprou uma planta ainda muito jovem. Quanto a temperaturas, vive numa boa zona para cultivar esta espécie sem necessidade de aquecimento pois este costuma suportar temperaturas até cerca de 10º como mínima. No Inverno quase não são necessárias regas pois a humidade do ambiente quase é suficiente. Contudo, se notar que os pseudobulbos começam a "mirrar" poderá efetuar uma ligeira rega, só para humedecer o substrato. Se necessitar de mais informações poderá contatar comigo por email, pois é mais fácil.
      Sempre ao dispor

      Eliminar