quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vem aí a Primavera...







As Violetas (Viola reichenbachiana e outras espécies) e as Prímulas (Primula vulgaris) são as primeiras plantas silvestres a anunciar a Primavera que se aproxima. Muito comuns aqui no Norte de Portugal, elas desenvolvem-se principalmente em zonas húmidas e, no caso das Prímulas, chegam mesmo a formar tapetes floridos, tal é a quantidade de plantas.
 Nas Violetas a variedade de cor violeta é a mais comum e esta branca (nas fotos) aparece ocasionalmente.

2 comentários:

  1. Americo, muito Obrigado por este post. Adorei saber que a Primula vulgaris está bem e de boa saude ai pelo Norte. Esta é uma das minhas plantas preferidas! Sempre existiu lá por casa quando eu era miudo...depois desapareceu, n sei bem porque, só o ano passado me deram dois ou 3 novos pés, que este ano estao novamente a rebentar. Mas ainda sem flor, pq as tenho plantadas numa zona mais sombria. As primulas já quase nao existem na regiam Centro-Sul. Ja as Viola ainda se encontram bastante, mas a variedade que melhor conheco é a de cor roxa. Ja tenho postado algumas fotos delas no meu blog.
    Quanto às suas fotos do Geres, devo dizer que ja fui procurar posts antigos onde aparecem fotos das Tulipas selvagen e dos Iris. Que sitio magnifico, se fizer uma visita ao local lá mais para a Primavera adorava vos acompanhar, caso seja compativel. É uma questao de vermos na altura. Abraco e obrigado pela reportagem!

    ResponderEliminar
  2. James,
    a melhor altura para observar o Lírio do Gerês (Iris) e as Tulipas é o mês de Maio e Junho, embora, como sabe, a floração pode variar de ano para ano. Contudo os Iris, como existem colónias a diferentes altitudes, têm um periodo mais longo de floração, conforme a altitude. Quanto a uma possível visita, é só uma questão de acertar uma data nessa altura, estarei disponível para o acompanhar.
    Um abraço

    ResponderEliminar