segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pé de Cabril (mais uma vez)






Este é mais um dos locais "míticos" da Serra do Gerês. No percurso de subida destacam-se as belíssimas panorâmicas que podemos apreciar, à medida que vamos atingindo o cume.
A subida final ao topo do "rochedo", a 1217 metros de altitude, é um pouco exigente para os menos experientes. Contudo o esforço compensa pelas vistas infindáveis, de natureza ainda quase intocada e selvagem. Apesar de já termos feito várias vezes este percurso pedestre, a sensação de absoluta satisfação repete-se de igual modo.

4 comentários:

  1. Lugar encantador!
    Abraços e ótima semana.
    Lella

    ResponderEliminar
  2. Espetaculo de fotos, acho que ja tinha ouvido falar deste sitio, mas quando estive no Geres n o consegui visitar, os trilhos que fiz foram pequenos e muito perto da Vila do Geres. Que plantas se pode encontrar ai mais na Primavera, sabe? espanta-me estar tudo tao seco e nao haver gelo nesta altura do ano...

    ResponderEliminar
  3. James,
    se reparar na primeira foto verifica uma camada de gelo sobre a rocha, tendo a água que corria congelado. Não tem havido neve porque o Inverno tem decorrido sem chuva e muito seco.
    Durante a Primavera, dependendo do mês, podemos encontrar variadíssimas plantas/flores interessantes, das quais destaco algumas espécies de orquídeas (uma delas única em Portugal), o Lírio do Gerês, uma espécie de tulipas sivestres, o Lírio martagão, o Erytroniun dens canis, Fritilárias, Mirtilos, Saxifragas, entre muitas outras.Muitas destas espécies só as podemos encontrar em zonas de elevadas altitudes e de difícil acesso, necessitando de conhecer os trilhos adequados.
    Se estiver interessado, desde que combinado com alguma antecedência, não me importo de o acompanhar numa visita a alguns locais de interesse.

    ResponderEliminar
  4. Pois infelizmente o James tem razão e não é só por aí
    Por aqui parece que estamos em Setembro pela cor das serras
    Orquideas selvagens este ano nem vê-las, nem mesmo em zonas consideradas mais frescas
    Segundo o Inst. Met. Portugal está com 75% de seca severa
    MUITO PREOCUPANTE

    ResponderEliminar