sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Barlia robertiana




A Barlia robertiana é sempre a primeira orquídea silvestre, em Portugal, a florir e também uma das de maior porte. Podemos encontrá-la sobretudo na região centro do país e em zonas predominantemente calcárias. Estes exemplares foram fotografados neste mês de Fevereiro na Serra d'Aire e Candeeiros onde, embora não sendo abundante, a podemos encontrar com relativa facilidade.

4 comentários:

  1. Não me parece que a Barlia seja a primeira orquidea a abrir em Portugal, no Algarve as Ophrys do tomilho abrem por volta do dia 1 de janeiro.

    ResponderEliminar
  2. Luís,
    provavelmente haverá outras nessa região mas também já econtrei a Barlia florida logo no início de Janeiro. Tudo depende também das condições climáticas de cada ano.

    ResponderEliminar
  3. Por sinal, moro em pleno Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros e encontro com facilidade estas orquídeas. Esta tarde, fiquei no entanto agradavelmente surpreendido pois encontrei, além das habituais, de cor roxa, 3 flores completamente brancas, que nunca tinha encontrado. Serão mesmo mais raras ou é apenas aqui na minha zona?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Efigénio!
      As cores hipcromáticas (brancas) da Barlia robertiana, agora chamado Himantoglossum robertianum, são realmente muito mais raras, sendo de 1 ou dois casos em muitas centenas de plantas da cor normal. Contudo isso não é uma exclusividade do P. N. das Serras d'Aire e Candeeiros, pois são conhecidos outros casos, noutras regiões do país.

      Eliminar