quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Goodyera macrophylla

O passado fim de semana desloquei-me à ilha da Madeira, para participar em mais uma "Saída de Campo" promovida pela AOSP (Associação de Orquídeas Silvestres-Portugal), com a finalidade de observar a Goodyera macrophylla, uma espécie endémica desta ilha e uma das mais raras das orquídeas portuguesas.                                                                           Esta espécie manifesta-se na floresta de laurissilva, nas vertentes a Norte da Madeira, em zonas de difícil acesso e com muito poucos exemplares no estado natural.                                                                                            A sua beleza e delicadeza justificam bem o esforço dispendido.                                                                                             Durante este dia pudemos ainda observar várias outras plantas endémicas da Madeira.







Uma pequena população de plantas jovens, ainda sem flor, da Goodyera macrophylla, que se desenvolve na "manta morta" da floresta de laurissilva.

4 comentários:

  1. Uma espécie bastante bonita. Vejo que ainda não fotografou a Dactyloriza foliosa nem a Orchis scopulorum, duas espécies também muito bonitas, esta última mais rara do que a primeira. Quando quiser passar pela Madeira, será sempre bem vindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminheiro,
      Obrigado pelo comentário e pelo convite de visitar novamente a Madeira, uma terra de que gosto muito e que já visitei várias vezes. Também gostaria de observar e fotografar essas duas espécies, mas isso obriga a saber a época certa da sua floração.

      Eliminar
    2. Ambas as espécies florescem em fins de Junho, inícios de Julho.

      Eliminar
    3. Miguel, a Goodyera macrophylla floresce em Setembro.

      Eliminar