quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Acineta densa



É uma espécie de elevado porte, com hastes florais pendentes, na vertical para baixo, apresentando cada uma várias flores cerosas, agradavelmente perfumadas e com cerca de 6/8 cm de dimensão.
Família: Orchiaceae
Género: Acineta
Espécie: densa
Habitat natural: Desenvolve-se de forma epífita nas regiões montanhosas do Panamá, Colômbia, Costa Rica e Guatemala,  em altitudes entre os 1300 e os 2000 metros.
Cultivo: Deve ser cultivada em cesto suspenso, com substrato para orquídeas epífitas, em ambientes temperados e com boa luz, exigindo regas constantes na época de crescimento, mas com uma forte redução na estação mais fria do ano.

5 comentários:

  1. Hola Américo !

    Parabens pala esta bonitas flores ! Tenho duas Acinetas (densa y superba)mas me dificultan mucho fazerla florecer, muitas veces falham las flores antes abrirse... Les das un tratamiento particular ?

    ResponderEliminar
  2. Olá Edouard!
    Esta Acineta está numa zona bem iluminada mas com sombra, sendo o substrato o mesmo que uso para todas as outras orquídas epífitas e que mantenho sempre húmido, mas sem excesso de água. Contudo, este ano, estou a usar o adubo Akerne Rain Mix, uma vez por semana, com bons resultados em todas as plantas.

    ResponderEliminar
  3. Hola Americo !

    Obrigado por sus conselhos ! Les vou a dar mas sombra... me florecio este año A.superba despues de varios años que producia ramos que no hacian hasta que abren las flores mas no fui una grande floracion. Encontre Acinetas en Panama a nivel del chão con las raices un tronco podrido muy humedo, y con mucha sombra. Creo que sombra y humedad constante en las raices es la soluçao.

    ResponderEliminar
  4. Olá Américo. Belo o seu blog. Vi a matéria sobre Acineta que veio de encontro ao meu desejo de ter uma. Tenho procurado, mas sem progresso. Fico apenas na procura. Tenho diversificado bastante os gêneros no meu viveiro. Isso, obviamente, dá mais trabalho nos tratos, mas é impossível resistir. Quero simplesmente de tudo. rs
    Você sabe me dar uma dica de como conseguir uma Acineta? E Clowesia rosea? E... rsrs
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Olá rascunhomusical,
    esta minha Acineta foi comprada em 2010, via Internet, ao http://www.orchideen-wichmann.de.
    Existem outros vendedores, sobretudo alemães, com plantas muito interssantes e que pode consultar na lista de sites favoritos do meu blog.
    Abraço
    Américo

    ResponderEliminar