segunda-feira, 18 de julho de 2011

Neobathiea filicornu




Uma da minhas aquisições de 2010 e que este ano já tem duas hastes florais. Esta espécie caracteriza-se por ser de pequeno porte, mas com flores consideravelmente grandes para a planta, em tons de branco e verde e com um esporão que pode atingir cerca de 10 cm.
Família: Orchidaceae
Género: Neobathiea
Espécie: filicornu
Habitat natural: Manifesta-se como epífita, nas ilhas Comoros e Madagáscar, em altitudes que variam entre os 1000 e os 1500 metros.
Cultivo: É uma orquídea de crescimento monopodial que está cultivada "montada" em placa de cortiça e que exige pulverizações constantes, sobretudo durante  o Verão. Aprecia temperaturas intermédias no Inverno e mais elevadas no Verão.

5 comentários:

  1. É as "Africanas" até que são bem interessantes pena que tenham algumas "manias". Explicando:
    Por vezes "passa-lhe uma coisa pela cabeça" e "vão-se" e a gente fica sem saber porquê.
    Foi o que aconteceu com a minha
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Também não sendo as minhas preferidas, estas africanas são muito bonitas. Gosto da diferença das cores entre as duas flores, com certeza uma mais madura do que a outra.

    ResponderEliminar
  3. Sim José, a diferença deve-se a esse facto. Estas flores só depois de "maduras" é que atingem a tonalidade mais branca.

    ResponderEliminar
  4. Mt interessante: não somente essas pequenas flores, mas também todo o conjunto estrutural e as folhas de verde intenso! Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente uma miniatura interessante e pouco comum.
      Um abraço

      Eliminar