sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dendrobium densiflorum CDOG-1




Adquirido em 2010, este belo clone de "Dendobium densiflorum" floresceu a primeira vez e foi uma agradável surpresa, pelo amarelo intenso das suas flores.
Família: Orchidaceae
Género: Dendrobium
Espécie: densiflorum
Variedade: CDOG-1
Habitat natural: Desenvolve-se como planta epífita ou rupícola, nos troncos da árvores das florestas do Nepal, Birmânia, Tailândia, Laos, Índia, China, Bangladesh e Vietname, em altitudes entre os 1100 e os 1800 metros.
Cultivo: Adapta-se bem a ambientes temperados, com bastante luz mas sem sol directo, devendo ser cultivado em substratos para orquídeas epífitas, com humidade constante e fertilizações regulares. Necessita  de um período de repouso durante o Inverno.

8 comentários:

  1. Beautiful dendrobium - thank you for showing it's special flowers

    ResponderEliminar
  2. é linda!!! como posso obter uma assim ? Adoro orquideas mas é complicado obter orquideas diferentes ...os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Como cá em Portugal é difícil encontrar muitas espécies de orquídeas, a maior parte das que possuo são compradas no estrangeiro, muitas delas através da Internet a produtores Europeus e que constam na minha lista de "Sites preferidos". Este Dendrobium foi encomendado desta forma ao http:///www.shop.schwerter-orchideenzucht.de e as plantas chegam sempre em bom estado.

    ResponderEliminar
  4. só hoje é que vi este forum. O Dend. é muito lindo! Também mandei vir um densiflorum, este ano pela internet e ele está muito bonito.
    Nos cuidados a ter com ele, li que precisam de repouso durante o Inverno. O que faço?
    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Anorquídeas,
    este Dendrobium, como muitos outros, necessitam de um período de repouso durante o Inverno. Para isso, neste período, deve parar totalmente as fertilizações e reduzir ao mínimo as regas, deixando mesmo secar o substrato por algum tempo e depois mantê-lo minimamente húmido. Só deve retomar as fertilizações e as regas regulares no início da Primavera.

    ResponderEliminar
  6. Caro Américo, vc acredita que terei sucesso em cultivar essa espécie em um ambiente com temperatura média de 33° C ?
    Agradeço a colaboração.

    ResponderEliminar
  7. Caro Andre, este Dendrobium suporta temperaturas até 35º, desde cultivado em ambientes com sombra e sem sol directo. Contudo, para florir bem, necessita de uma queda da temperatura durante a noite, sobretudo no Inverno.
    Sempre ao dispor.

    ResponderEliminar