domingo, 26 de dezembro de 2010

Paphiopedilum micranthum




A primeira floração do meu P. micranthum. Sendo uma planta de pequeno porte, esta contrasta com as suas enormes e vistosas flores. É originária do sudoeste da China e do noroeste do Vietname, desenvolvendo-se como espécie terrestre e ripícola, muito raramente como epífita, nas montanhas, desde os 600 até aos 1700 metros de altitude.
Exemplares com folhas relativamente curtas, manchadas de verde escuro e verde pálido, de um belo efeito, com lindíssimas inflorescências erectas e solitárias.
Cultiva-se em substratos próprios para orquídeas terrestres e ou epífitas, sendo preferível uma mistura dos dois tipos, em ambientes temperados/frescos e com bom grau de humidade.

26 comentários:

  1. Muito bonito , parabéns
    É var. alba ?
    Assim tão claro nunca tinha visto

    ResponderEliminar
  2. Rafael,
    eu compreio-o, a um produtor alemão, como sendo P.micranthum tipo mas, realmente, parece mais a var. alba. Acontece também que floresceu mais cedo do que o habitual, geralmente nos finais do Inverno e início da Primavera, e poderá ser por ter menos tempo de luz nesta época.

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito. O meu ainda não deu sinal de floração. O ano passado deu uma flor muito bonita. Este ano ainda está 'adormecido'...
    Vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  4. Realmente hermosa.. y muy simétrica..
    Un saludo..

    ResponderEliminar
  5. Pois, pode ser isso. Realmente este Inverno está a ser bastante frio mas principalmente com pouca luz e não só por cá. Segundo http://www.slipperorchids.info/paphdatasheets/parvisepalum/micranthum/index.html considerado a "Biblianet" dos Paph. existem 4 formas/variedades de Paph.micranthum mas não conheço todas e o seu não me parece alba, tem as cores muito marcantes em relação ao alba .
    Também tenho 1 mas jovem,pode ser que dê flor este ano,veio como Paph.micranthum Dark vamos ver se sai escuro ?????

    ResponderEliminar
  6. La verdad que muy hermosas.. me encantaron..
    Unsaludo-..

    ResponderEliminar
  7. Parabéns... realmente muito encantadora!
    Passando pra desejar um 2011 de muitas realizações na sua vida!
    Obrigado por me acompanhar em 2010 e que o os laços de amizade se tornem cada vez mais sólidos!

    AbraçO!
    Chrys Theodora.

    ResponderEliminar
  8. Oi Américo, adorei seus Paphiopediliuns, eu tenho apenas um o Leanum, aqui no Brasil esta espécie é um pouco cara. E também não consigo ter muito sucesso com o meu, como vc cultiva os seus, qual o clima da sua região?

    ResponderEliminar
  9. Só mais uma pergunta Américo, qual o produtor alemão que vc comprou esse paphiopedilium? Ele é realmente lindo.

    ResponderEliminar
  10. Olá Paula!
    Os meus Paph. estão cultivados em estufa temperada. O Inverno aqui na minha região é bastante frio e, por vezes, chegamos a ter temperaturas ligeiramente abaixo de zero graus. Contudo a maioria gosta de temperaturas moderadas a quentes mas sempre cultivados em ambientes com bastante sombra. Não toleram sol directo.
    O produtor alemão está ma minha lista de sites e é o http://www.orchideenwlodarczyk.de/, mas também pode encontrar mais barato em http://www.shop.schwerter-orchideenzucht.de/.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eles não vendem para o Brasil?
      no cadastro não consta o país

      Eliminar
  11. Grata pela resposta, vou verificar se entregam no Brasil, o que acho um pouco difícil. Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!
    Adquiri o meu primeiro P. micranthum na exposição de orquideas do Porto. Pelas pesquisas que tenho feito ja percebi que é uma espécie de dificil cultivo... Tem alguma dica que me possa dar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!
      O principal problema é que esta é uma espécie de crescimento muito lento. Gosta de ambientes temperados e quando mudar de substrato deve proporcionar uma mistura equilibrada entre epífitas e terrestres(casca de pinheiro e manta morta de carvalho/castanheiro) , incorporando alguma rocha vulcânica (10%), alguma gravilha miúda de calcário (10%) e perlite (5 a 10%).

      Eliminar
    2. Onde encontro esses tipos de substrato?

      Eliminar
    3. Este substrato não existe à venda. Terá que comprar cada um dos seus componentes e fazer a sua própria mistura.

      Eliminar
  13. Obrigada pela dica do substrato! Acho que vou precisar de o mudar porque não me parece que tenha vindo com as caracteristicas que referiu...
    Coloquei o vasinho junto das outras paphs hibridas mais comuns, numa varanda onde tem sombra todo o dia e é mais fresca. Será que se dá bem no local onde as outras estão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, é importante nunca apanhar sol. São plantas de locais com muita sombra. No Inverno não deverá ter temperaturas abaixo de 8 a 10º.

      Eliminar
  14. Obrigada Américo.. Acho que vou conseguir mantê-la saudável...

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, Sr. Américo

    Tenho este Paphiopedilum, ainda uma tenra planta. Estive a ver todos os comentários pois a minha preocupação é o substrato. A casca de pinheiro e manta morta pode ser da mistura vendida para os Cymbidum? Já a rocha vulcânica, a gravilha de calcário e a perlite onde consigo comprar, por favor? Tenho muita dificuldade em arranjar estes componentes nos hortos daqui (Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde). Fico desde já grata por uma ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Sim, pode misturar um pouco do substrato para os Cymbidium, mas deve acrescentar mais casca de pinheiro (esterilizada) e os restantes componentes. A perlite pode encontrar em mutos hortos do Norte, a rocha vulcânica e a gravilha miúda costumo encontrar nas casas que vendem répteis/aves etc e que têm esse tipo de componentes (também têm casca de pinheiro esterilizada).

      Eliminar
  16. E como é que vc fez para comprar desse site alemão www.shop.schwerter-orchideenzucht.de ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ir à lista das plantas, selecionar as orquídeas pretendidas e "clickar" no carrinho de compras. Terminadas as compras, terá que colocar o seu endereço completo. Logo depois tem que pagar, por transferência bancária, Paypal ou cartão de crédito. Cerca de 8 dias depois recebe a planta em casa. Também poderá encontrar esta espécie em: http://www.orchideenwlodarczyk.de/shop/catalog/paphiopedilum-c-52_33.html?page=2&sort=2a

      Eliminar
  17. O minha pergunta sobre como comprou no site saiu como anonimo pois não tenho conta no google, mas me chamo Vânia.

    ResponderEliminar