sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Maxillaria picta



De todas as Maxillarias que tenho, é a única que floresce nesta altura do ano. Comprei esta planta ainda muito jovem, há cerca de dois anos, tendo, nesta primeira floração, apresentado várias hastes florais, com flores solitárias, de aproximadamente 6 cm, agradavelmente perfumadas.
Esta espécie é nativa do Brasil e Argentina, onde se manifesta como uma espécie epífita, de médio porte, com pseudobolbos oblongos e sulcados, sucedidos de uma a duas folhas coriáceas e lanceoladas.
Deve cultivar-se em substratos próprios para orquídeas epífitas, bem drenados e arejados e constantemente húmidos. Adapta-se bem a ambientes temperados.

7 comentários:

  1. Muito bonita! O ano passado no London Orchid Show estavam umas enormes e carregadas de flores.
    Um espectaculo!!

    ResponderEliminar
  2. obrigado estimado amigo as suas orquideas são um espanto nem sei que dizer obrigado.

    ResponderEliminar
  3. ME APAIXONEI COM O CHEIRO DE MEL QUE ELA EXALA.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho essa orquídea que era da minha avó, mas não sabia seu nome e a sua origem. Ela floresce no mês de julho e agosto e possui um perfume forte parecido com jasmin.

    ResponderEliminar
  5. A minha esta com flor, que cheirinho de mel, tão delicada.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Preciso de orientação para cuidar de duas jovens que consegui desenvolver a partir dos bulbos.
    Moro em MG, região de serra, à 1300 mt altura. As mudas estão em vasinhos com lindas folhas. Quando posso transplantar pra uma árvore. Agradeço e aguardo sua orientação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Inês!
      A melhor altura para mudar para uma árvore será o final do Inverno ou Início da Primavera. assim as plantas vão ter condições (luz e calor)para se adaptarem melhor no novo ambiente. A época a evitar para efetuar essas mudas será sempre o Inverno, pois as plantas, regra geral, não estão em condições vegetativas adequadas. Espero ter respondido à sua questão.

      Eliminar