sábado, 24 de julho de 2010

Novos recantos do meu jardim...

As "Clematites" são plantas trepadeiras que gostam de locais com bastante luz, mas em ambientes frescos, sobretudo na parte radicular. Esta "Ville de Lyon" tem dado uma bela floração, todos os anos, embora com um crescimento lento.

Adquiri, este ano, esta "Veronica spicata", que apresenta "espigas" florais em bonitos tons de azul (no primeiro plano da fotografia).

As "Lavandas", para além de plantas aromáticas, contribuem para um ambiente exótico no jardim, sobretudo pelo contraste da cor, quando junto das outras plantas. As suas hastes florais, depois de maduras, podem ser recolhidas, sendo depois secas à sombra e preparadas para arranjos florais, perfumando o ambiente das nossas casas.

As folhagens de tons vermelhos contrastam, perfeitamente, com o verde da generalidade das outras plantas.


As plantas do género "Rubus", para além da sua beleza, contribuem ainda com saborosos frutos, que podem se consumidos em fresco ou em deliciosas compotas.
Esta espécie que tenho cultivada não apresenta picos, o que facilita o seu cultivo e a recolha dos frutos.

Esta roseira trepadeira, de floração remontante, presenteia-nos com belas flores singelas, desde o início da Primavera até final do Verão e ou início do Outono.

As "Phlox" são agradavelmente perfumadas, com uma floração duradoura e com um intensos tons de rosa, sendo originárias da América do Norte.

Os "Hibiscos" são arbustos com um grande número de cores, de médio porte, que apreciam locais com muito sol e solos ricos em matéria orgânica. Embora gostem de espaço, também podem ser cultivados em vaso.

Originários da África do Sul, os "Agapantos" são plantas perenes que se adaptam bem em quase todos os locais, mesmo em regiões mais frias como o Norte de Portugal. Contrariamente ao que podem deixar parecer à primeira vista, não apresentam bolbos, mas sim raízes tuberosas. Têm todo o ano uma folhagem de belo efeito ornamental. No Verão manifestam a sua rica floração, com intensos tons de azul e também em branco.

As "Dálias" são de muito fácil cultivo, adaptando-se bem em qualquer jardim e possibilitando um sem número de coloridos e formas das flores.

2 comentários:

  1. Estimado amigo esse jardim já não cabe mais nada, Amigo gostava de saber se o amigo souber claro as sobralias são todas da mesma cor eu tenho três mas só esta deu flor como e tão bonita gostava de mais se souber agradeço a resposta ok. muito obrigado amigo e uma boa semana ...Com um abraço JOSÉ ALMEIDA

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo José António,
    Além da "Sobralia powellii", eu tenho na minha colecção a "Sobralia macrantha", que está agora no início da floração e brevemente irei postar no meu blog, e ainda uma sobralia totalmente branca, que eu não tenho a certeza da sua classificação e penso tratar-se de uma variedade alba da "macrantha". Sei, contudo que existem mais variedades, algumas delas mais exigentes em termos de cultura.
    Quando efectuar mudas da "macrantha" poderei ceder-lhe um pequeno exemplar.
    Um abraço
    Américo Pereira

    ResponderEliminar