sábado, 3 de julho de 2010

Neofinetia falcata


Esta magnífica espécie miniatura, que se destaca pelas belas e elegantes flores, de um branco puro, com um agradável e intenso aroma, foi outrora coleccionada pelos Samurais no Japão. Nessa época, quem não pertencesse a esta classe japonesa de elite era proibido de possuir um exemplar da planta.

Originária do Japão e da Coreia, adapta-se bem a climas temperados e deve cultivar-se, de preferência, em placas de cortiça ou em substratos bem arejados, em locais com muita luz mas sem sol directo.

Esta espécie foi também muito utilizada em programas de hibridação, sobretudo com os géneros Ascocentrum, Vanda e Rhyncostylis.

Sendo ainda hoje uma planta pouco vulgar nas colecções de orquidófilos, compensa o esforço de encontrar uma, quer pela sua relativa facilidade de cultivo, quer pelas suas especificidades.

4 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE TEM MEIO DE CULTURA ESPECIFICO SÓ PRA ELA. FAÇO AUTO-FECUNDAÇÃO MAIS NÃO GERMINA, JÁ TENTEI VARIOS MEIOS DE CULTURA NÃO ESTOU TENDO SUCESSO.SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.MEU EMAIL piraposinho@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho nenhum meio de cultura específico para ela. Está no meu orquidário conjuntamente com dezenas de outras espécies. Pode ser cultivada num pequeno vaso ou cesto, com substrato à base de pinheiro grossa, algum esfagno, perlite e argila expandida. Prefere temperaturas entre os 12 e os 30 graus, elevado grau de humidade e sombra moderada, sem sol direto.

      Eliminar