domingo, 20 de junho de 2010

Maxillaria tenuifolia



Esta espécie, do género Maxillaria, podemos descobri-la, no seu estado natural, numa vasta região da América Central e da América do Sul (México, El Salvador, Nicarágua, Guatmala, Costa Rica e Honduras), vivendo em árvores, nas florestas abaixo dos 1500 metros de altitude.

É uma planta de médio porte, com pseudobolbos pequenos, em forma de elipse e unifoliados, possuindo flores que surgem na base do pseudobolbos, solitárias, com cerca de 5 cm e intenso aroma a coco.

Deve cultivar-se em ambientes temperados ou quentes, em subtratos para orquídeas epífitas ou em placas de cortiça e com boa humidade constante, sobretudo nas épocas mais quentes.

11 comentários:

  1. Há qualquer coisa com as Maxilarias que ainda não descobri e que me falta.
    Não tenho tido bons resultados com elas...
    Os seus vasos estão cobertos de musgo??

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. Américo...
    O museu Quinta das Cruzes fica quase no centro do Funchal,é só subir a calçada de Santa Clara que é uma rua inclinada que fica ao lado esquerdo da igreja de São Pedro,nessa mesma rua ainda pode visitar a casa museu Frederico de Freitas(caiada de vermelho)e logo de seguida o convento de Santa Clara e então depois encontra o Museu das Cruzes que tem um amplo jardim,essas orquídeas ficam na parte mais a norte do mesmo jardim....boa visita....
    P.s. se for visitar só o jardim não paga entrada,apenas paga para visitar o museu...

    ResponderEliminar
  3. As minhas maxillarias estão em casca de pinheiro de calibre médio, com um pouco de musgo na parte superior do vaso. No transplante, apenas costumo submergir as raízes abaixo dos pseudobolbos. Gostam de ambientes com sombra, sem sol directo, tendo que ter o substacto e as raízes aéreas com boa humidade, sobretudo nás épocas mais quentes.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma orquidea maxillaria tenuifolia e gostaria de saber como se faz com os cuidades esla esta em vaso de barro no fundo coloquei pinus terra de boa qualidade,mas ela esta frouxa na terra, deixei ela mais solta e esta com alguns bulbos então como não sabia se podia enterrar tudo deixei os bulbo descobertos, se alguem puder me ajudar agradeço meu email é arlopes72@gmail.com ,obrigada ana

    ResponderEliminar
  5. gostaria de saber como se faz para que minha maxillaria solte novas raizes.tks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deverá plantar esta Maxillaria num substrato para epífitas (pode ver a sua composição no meu Blog, no link "Informações úteis"), manter este substrato constantemente húmido, sem encharcar, e fertilizar uma vez por semana, com um adubo pouco concentrado. Aconselho o Rain Mix do Akerne.

      Eliminar
  6. Tenho uma que me oferecaram, mas nunca deu flor. Está no exterior, debaixo de um telheiro e á sombra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta espécie floresce bem, desde que tenha temperaturas acima de 10º o ano todo e com diferenças consideráveis de temperatura entre o dia e a noite. Deve ter boa luz, mas sem sol direto.

      Eliminar
  7. tenho uma que me ofereceram e tem boa ventilação e esta ao sol direto e da imensas flores

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma que nunca floriu, não sei como deve ficar no vaso devido aos bulbos com raízes que vão subindo.Observo nas postagens que nunca mostram a planta no total.(só a florada). p/mim é decepcionante pois fica parecendo que só a flor é importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A seleção das fotos é um critério meu. Contudo, se reparar com atenção, vê vários aspetos de uma mesma planta, que dá para ver o seu tipo de crescimento cespitoso, produzindo vários caules que vão crescendo em altura (o que é normal). O facto de não florirem não tem a ver com esse pormenor mas, provavelmente, com as condições de cultivo. Elas gostam de um ambiente temperado a quente, elevado grau de humidade, boa ventilação,sempre com sombra, mas com boa luminosidade. Regar de forma a manter o substrato sempre húmido, sem estar encharcado. Também deve haver uma diferença considerável entre as temperaturas diurnas e noturnas.

      Eliminar