sábado, 20 de março de 2010

Coelogyne cristata



É uma das mais belas do género coelogyne. Pena é que a duração da floração seja reduzida.

É originária dos Himalaias (Nepal, Butão, India e Java), manifestando-se nas florestas montanhosas, em altitudes que vão dos 1500 a 2600 metros, o que faz com que se adapte bem a situações de temperatura moderada a fria. É uma planta epífita, de fácil cultivo, cuja floração, levemente perfumada, se manifesta no final do Inverno e início da Primavera.

14 comentários:

  1. Boa tarde,

    Cheguei aqui apartir do comentário que fez no blog do Nélio e fiquei contente ao descobrir que é da minha zona geográfica. Isso vai dar-me jeito para tirar algumas dúvidas.
    Bem, hoje a minha curiosidade vai para esta bela orquídea, que eu desconhecia: A Coelogyne cristata. É uma orquídea de interior ou exterior? Como a cultiva aqui no norte? Ao ar livre? em estufa?
    Gostei particularmente desta plantita e gostaria de saber mais sobre o seu comportamento no nosso clima nortenho.
    Acho que já me alonguei um pouco neste comentário. Peço desculpa.

    Cump.
    Nand (nandsouto[arroba]gmail[ponto]com

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Aqui no norte, cultivo a orquídea "Coelogyne cristata" em estufa fria, mas ela pode adaptar-se com facilidade a zonas de exterior cobertas (varandas), de forma a estarem protegidas das fortes geadas de Inverno. Como referi no artigo do blog ela vive nos Himalaias até uma altitude de 2600 metros, bem mais alto do que a altitude máxima da serra do Gerês. Já cultivo esta espécie há mais de vinte anos, sem exigências especiais e reproduz-se com muita facilidade.
    Se tiver mais alguma questão a colocar pode fazê-lo para este email ou no blog orquídeas soltas, caso possa ser útil...

    Cumprimentos
    Américo Pereira

    ResponderEliminar
  3. ola sr América.esta planta ddá se bem nuam varanda protegida do vento e do sol?obrigado,lina silveira

    ResponderEliminar
  4. Olá Lina,
    Esta planta tolera o frio mas sem geadas. No Inverno gosta de bastante luz. Contudo na Primavera e Verão não tolera o sol. Se estivar numa varanda, de preferência coberta, com esta condições, ela adapta-se bem. Não esquecer que, na sua fase de crescimento, gosta de bastante humidade, com regas e fertilizações regulares. Para florir bem, exige até diferenças térmicas entre o dia e a noite, com acentuada descida da temperatura nocturna.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia pessoal,me ajudem por favor,eu comprei uma ja adulta,plantei em vaso de barro com fibras de coco,mais percebi que os bulbos estão enrugando,o que devo fazer? ela vai morrer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rhose, seria bom misturar com fibra de coco alguma casca de pinus, perlite e argila expandida. A Coelogyne cristata necessita de regas abundantes e frequentes, sobretudo na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos.

      Eliminar
  6. Eu recentemente comprei um exemplar, hoje ao examinar minhas orquídeas, notei a haste floral, estamos no outono aqui no hemisfério sul.

    Gostei do seu blog, eu também criei um, entretanto eu sou apenas um amador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente pela visita. Espero que tenha muito sucesso com suas orquídeas. Irei seguindo seu blog.

      Eliminar
  7. ola comprei uma muda com quatro bulbos que tipos de adubos devo colocar nela e uma coelogyne cristata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia!
      Eu utilizo, com bons resultados, o adubo Akerne Rain Mix, aplicado duas vezes por semana, apenas na Primavera e Verão. Nestes meses gosta também de regas abundantes e frequentes.



      Eliminar
  8. Olá: Estou cultivando orquídeas há pouco tempo e sei pouco. Minha cidade é bastante quente. Clima fica seco em grande parte do ano (exceto agora que está chovendo no Brasil todo, rs). Tenho uma dessas mas ela não está indo bem. Tenho uma área aberta com sombrite e uma aberta com luz de telhas translúcidas. QUal é melhor para ela? Ela tolera bem o calor, sendo regada sempre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Renata!
      Infelizmente, o Brasil não deve ter condições muito favoráveis para o cultivo desta espécie. No seu estado natural ela habita em zonas bastante frias, de alta montanha, nos Himalaias e noutras zonas da Asia. Tente mantê-la num local o mais fresco possível, sem apanhar sol direto e regando com frequência.

      Eliminar
  9. Comprei uma coelogyne cristata quase sem raízes, plantei em vaso de plástico, mas não se desenvolve. Será que poderia transferi-la para um tronco coberto com sphagnum? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiara, essa também é uma boa forma de cultivar essa espécie, desde que passe a regar mais vezes. A Coelogyne cristata aprecia regas constantes e abundantes, sobretudo na fase de crescimento dos novos pseudobulbos. Não esquecer que também gosta de um local com boa sombra e fresco.

      Eliminar