domingo, 17 de agosto de 2025

Cattleya violacea f. semi alba

A Cattleya violacea é uma espécie bifoliada, de médio porte, que se distribui por uma vasta zona da América do Sul, em países como o Brasil, a Bolívia, o Peru, o Equador, a Colômbia, a Venezuela e as Guianas. Desenvolve-se em florestas de baixa altitude, entre os 200 e os 700 metros, como planta epífita.

Cultivo esta espécie na estufa temperada quente, em local com excelente luminosidade, sem sol direto, com boa ventilação e elevado teor de humidade relativa. É uma planta mais exigente em temperaturas (calor) e luminosidade, do que a maioria das espécies deste género. 

Como esta planta está montada, rego diariamente nas estações mais quentes e secas do ano, espaçando muito mais o número de regas durante o Inverno. Fertilizo duas a três vezes por semana com o Akerne's Rain Mix, com apenas metade da dose indicada pelo fornecedor, para cada litro de água.



Referências bibliográficas:

Cattleya violacea (Kunth) Lindl. | Plants of the World Online | Kew Science


terça-feira, 5 de agosto de 2025

Stanhopea shuttleworthii

Este é um novo clone da Stanhopea shuttleworthii, bem mais colorido do que o anterior. É uma espécie cuja área de distribuição se limita ao estado de Tolima, na Colômbia, onde se desenvolve como planta epífita, de médio porte, em florestas luminosas, situadas em altitudes à volta dos 1000 metros. Pode apresentar uma variabilidade considerável.

Também cultivo este clone, desta espécie, em estufa temperada/fria, em ambiente com sombra moderada, com elevado teor de humidade relativa e bem ventilado. Está num cesto típico para o género Stanhopea e com um substrato composto 100% de esfagno. Aplico fertilizações/regas contantes na fase de desenvolvimento da planta (Primavera, Verão e primeiro terço do Outono). Durante o resto do ano deve regar-se apenas o necessário  para manter o substrato ligeiramente húmido.