quinta-feira, 18 de julho de 2019

Stanhopea ecornuta

A Stanhopea ecornuta é uma planta de médio porte, com pseudobulbos ovais, sulcados, com uma única folha apical, elíptica, com nervuras acentuadas na longitudinal. As suas inflorescências surgem a partir dos pseudobulbos já maduros, sendo geralmente compostas por poucas flores, 2 a 3 por haste floral, de considerável dimensão e bem perfumadas, sendo estas de muito curta duração.

Família: Orchidaceae         Género: Stanhopea         Espécie: ecornuta

Habitat natural: Esta espécie habita em florestas tropicais, sempre verdes e sombreadas, quentes e muito húmidas, em locais de baixa altitude, até cerca dos 300 metros. É nativa de países como a Costa Rica, a Nicarágua, o Panamá, as Honduras e a Guatemala.






Cultivo: É uma das espécies do género Stanhopea mais exigentes em temperatura e humidade. O local de cultivo deve ser aquecido, no caso do nosso país, com temperaturas mínimas sempre acima dos 12 a 14 graus e com grau permanente de humidade relativa à volta dos 70 a 80%. O ambiente deverá ser também ventilado e sempre sombreado.
É cultivada em vaso próprio para estas espécies, revestido a esfagno pelo exterior e com um substrato composto por uma mistura à base de casca de pinho média (60a 70%), argila expandida (20 a 30%) e alguma perlite (cerca de 10%).
O substrato deve ser mantido sempre húmido, mas sem encharcar. Desta forma, o número e a frequência das regas deve sempre ser adaptado às diferentes estações do ano e às diferentes condições meteorológicas.
Utilizo como fertilizante o Akerne Rain Mix, com duas a três aplicações semanais, sempre com doses de baixa concentração, utilizando em cada fertilização apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. Durante o Inverno deixo de fertilizar, sobretudo se o tempo estiver frio e chuvoso.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/stanecornuta.htm
https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

2 comentários: