domingo, 28 de julho de 2019

Embreea rodigasiana

A Embreea rodigasiana é uma planta de médio porte, com pseudobulbos ovoides, com uma única folha apical, oblongo lanceolada a oblonga elíptica. As suas inflorescências surgem no Verão, sendo estas pendentes e com cerca de 10 a 25 cm de comprimento, com flores solitárias, grandes e carnudas, com um agradável perfume a especiarias, sendo estas de curta duração.

Família: Orchidaceae          Género: Embreeea          Espécie: rodigasiana

Habitat natural: É uma espécie que se desenvolve de forma epífita, em florestas nubladas e extremamente húmidas, em habitats entre os 400 e os 1500 metros de altitude, sendo endémica de apenas uma região da Colômbia.





Cultivo: É uma orquídea para ser cultivada em ambientes temperados a temperados-quentes e bem sombreados. As temperaturas mínimas de Inverno não deverão descer abaixo dos 12 graus, podendo as máximas de Verão atingir os 32 a 33 graus. O ambiente de cultivo deve ainda possuir um elevado teor de humidade relativa, entre os 70 a 80%, com alguma ventilação.
Deve ser cultivada em cestos suspensos semelhantes aos do cultivo das Stanhopea, com um substrato composto maioritariamente por casca de pinheiro média, alguma argila expandida e perlite. O cesto pode ser "forrado" na parte exterior a esfagno.
O número de regas semanal deve ser adequado às diferentes estações do ano, de forma a manter apenas o substrato sempre húmido, mas nunca encharcado. No Inverno regar o mínimo possível.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, aplicando em média duas vezes por semana, sempre com metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água. Sempre que o tempo vai frio e chuvoso deixo de fertilizar.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/embrodrigasiana.htm

https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=66864

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

5 comentários: