segunda-feira, 20 de maio de 2019

Dendrobium sutepense

O Dendrobium sutepense é uma espécie de pequeno porte, de pseudobulbos cilíndricos (mais finos nas extremidades), longos e estreitos e com diversas folhas elípticas lanceoladas. As inflorescências são curtas e geralmente compostas por duas belas flores bem perfumadas. Estas surgem a partir dos nós dos pseudobulbos do ano anterior,  já bem maduros, no final do Inverno e na Primavera.

Família: Orchidaceae        Género: Dendrobium        Espécie: sutepense

Habitat natural: Esta é  uma planta que se desenvolve de forma epífita, proveniente de florestas montanhosas, entre os 1500 e os 1990 metros de altitude, na Birmânia e na Tailândia.





Cultivo: É uma espécie para ser cultivada em estufa temperada/fria, em local bem ventilado, com boa luminosidade e elevado teor de humidade relativa.
Esta minha planta está cultivada num pequeno cesto suspenso e com um substrato composto por  uma mistura de casca de pinheiro média e grossa e argila expandida.
As regas devem ser frequentes nas estações mais quentes e secas do ano e que correspondem à fase de desenvolvimento e maturação dos pseudobulbos. A partir daí devem ser bastante reduzidas, necessitando mesmo, para florir com regularidade, de um stress hídrico de cerca de dois meses, sem fertilizantes e quase sem água.
Utilizo como fertilizante o Akerne Rain Mix, que aplico duas vezes por semana, sempre em doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Durante a maior parte do Inverno deixo de fertilizar, retomando no final de Fevereiro, quando os dias já são um pouco mais longos e com mais um pouco de calor.

Referência bibliográficas:

http://orchidspecies.com/densutupense.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Sem comentários:

Enviar um comentário