quarta-feira, 29 de maio de 2019

Dendrobium phalangillum

O Dendrobium phalangillum é mais conhecido nos meios orquidófilos pelo seu sinónimo Diplocaulobium abbreviatum. É uma planta miniatura, de pseudobulbos cilíndricos e um pouco alongados, com uma única folha apical, ovaladas/oblongas e meio coriácea. As suas inflorescência vão aparecendo sucessivamente no ápice dos pseudobulbos, ao longo da Primavera, Verão e parte do Outono, sendo estas de muito curta duração.

Família: Orchidaceae         Género: Dendrobium        Espécie: phalangillum

Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma epífita, de crescimento cespitoso, em florestas montanhosas de baixa altitude, quentes e húmidas, entre os 500 e os 600 metros, na Nova Guiné. 





Cultivo: É cultivada montada numa pequena placa de cortiça, estando todo o ano na estufa aquecida, onde as temperaturas mínimas nunca descem abaixo dos 12 a 14 graus. O ambiente de cultivo é  mediamente sombreado, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa (entre os 60 a 80%).
Rego com frequência (3 a 4 vezes por semana) nas estações mais quentes e secas do ano, reduzindo as regas ao mínimo durantes o Inverno, sendo estas apenas as necessárias para não deixar desidratar a planta. É importante este descanso hídrico.
Começo a fertilizar a partir da reta final do Inverno, até meados do Outono. Utilizo apenas o Akerne Rain Mix, aplicando duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor pra cada litro de água). Durante a parte final do Outono e durante a maior parte do Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/dipabbreviatum.htm

https://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=58691

Sem comentários:

Enviar um comentário