quinta-feira, 21 de abril de 2022

Dendrobium unicum

O Dendrobium unicum é uma planta de pequeno a médio porte que pode ser observada, no seu estado natural, em países como o Vietname, Laos, Birmânia e Tailândia. Aí se desenvolve como planta epífita ou litófila, em florestas situadas entre os 800 e os 1550 metros de altitude. As suas hastes florais surgem nos pseudobulbos do ano anterior, quando estes já se encontram sem folhas.

Deve ser cultivada em ambiente temperado a quente, com um nível elevado de humidade relativa, sobretudo na fase de desenvolvimento vegetativo da planta, boa ventilação e luminosidade intensa, mas com muito pouco ou nenhum sol direto. Preferencialmente, deverá ser montada numa pequena placa de cortiça ou de madeira.

No Inverno deve ser proporcionado um prolongado descanso hídrico, quase sem regas, e um significativo diferencial térmico entre o dia e a noite (com noites frescas), para que possa florir com regularidade. A partir da floração, durante toda a fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos, deve ser regada e fertilizada com regularidade, utilizando sempre doses pouco concentradas de fertilizante (metade da dose indicada por cada litro de água).




Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew

Sem comentários:

Enviar um comentário