quarta-feira, 13 de abril de 2022

Dendrobium moniliforme 'Kyoubeni Fukurin'

O Dendrobium moniliforme 'Kyoubeni Fukurin' é uma bela e invulgar variedade desta espécie, com folhas variegadas e flores bem rosadas e muito perfumadas. É uma planta que tanto se desenvolve de forma epífita como litófila,  entre os 800 e os 3000 metros de altitude, numa vasta área da Ásia, incluindo países como a China, Nepal, Índia, Vietname, Birmânia, Ilhas Ryukyu, Coreia e Taiwan. 

De preferência, deve ser cultivada em ambientes que propiciem um elevado diferencial térmico entre o dia e a noite, suportando, durante o Inverno, temperaturas muito próximas dos zero graus de mínima. Para poder florir com facilidade, além das diferenças térmicas entre o dia e a noite, é importante um prologado período de repouso durante o Inverno, suspendendo, neste período, quase todas as regas.

Cultivo este meu exemplar num substrato composto por 100% de esfagno, podendo, contudo, ser cultivado montado ou em pequenos vasos em substrato para epífitas. O número de regas, no período de desenvolvimento vegetativo, deverá ser adequado à forma de cultivo, devendo estas ser bastante mais frequentes se optarmos pelas montagens em pequenas placas de cortiça ou de madeira.

Fertilizo com o Akerne's Rain Mix, duas a três vezes por semana, a partir do aparecimento dos novos pseudobulbos, até à sua completa maturação, sempre com metade da dose indicada, em gramas, por cada litro de água. Durante o Inverno suspendo a aplicação de fertilizantes.



Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew

Sem comentários:

Enviar um comentário