segunda-feira, 29 de abril de 2019

Masdevallia caesia

A Masdevallia caesia é uma espécie de pequeno porte que de desenvolve de forma pendente, com folhas apicais, eretas e coriáceas, estreitamente obovadas, finas na base, de cor verde escura e impregnadas de tons púrpura/azulados. As inflorescências solitárias surgem a partir da base das folhas e possuem um odor desagradável.

Família: Orchidaceae      Género: Masdevallia      Espécie: caesia

Habitat natural: É uma planta epífita que pode ser observada, no seu habitat natural, no Sudoeste da Colômbia, em florestas densas e nubladas, situadas em altitudes entre 1600 e os 2200 metros.





Cultivo: É cultivada todo o ano na estufa fria (com mínimas a rondar os zero graus), em local fresco, bem sombreado e com elevado teor de humidade relativa. Está montada numa pequena placa de madeira, de forma pendente e suspensa.
Rego quase diariamente durante as estações mais quentes e secas do ano e algo mais espaçadamente durante o Inverno. Não é conveniente secar muito entre cada uma das regas.
Fertilizo uma a duas vezes por semana, sempre com doses pouco concentradas, diluindo apenas cerca de um terço da dose indicada pelo fornecedor, em cada litro de água. Durante o Inverno deixo de fertilizar.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/mascaesia.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

11 comentários:

  1. Olá,sou apaixonada por plantas com e sem flores,mas sou primeiriça com as orquideas,comecei com as orquideas depois que o meu marido faleceu em desembro,já tenho 4 phalaenopsis e quero das de jardim ou de exterior,e vos pergunto se vendeis,qual o preço e se há possibilidade de enviar para o Algarve...agradeço desde já uma resposta...
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu não vendo orquídeas, estas são apenas da minha coleção. Aí no Algarve há um bom horto que vende muitas e bonitas orquídeas. Chama-se Win Garden & Home e está situado em lagoa.

      Eliminar
  2. Uma belíssima espécie; e que flores incríveis! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde! muito lindas estas espécies, saberia me informar onde e como consigo comprar no RS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Infelizmente eu não posso ajudar, eu vivo em Portugal.

      Eliminar
  4. Vc sabe me dizer onde compro uma muda desta Masdevalia caesia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil de encontrar. Eu comprei a este vendedor alemão:https://www.elsner-orchideen.de/Masdevallia/

      Eliminar
  5. Boa noite
    Em Portugal, onde posso comprar?

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde
    Em Portugal, zona centro, onde posso encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Em Portugal deve ser quase impossível encontar esta espécie. Eu comprei pela Internet a um produtor alemão.

      Eliminar