segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Comparettia speciosa

Comparettia speciosa é uma planta miniatura ou de médio porte, tendo pseudobulbos oblongos, lateralmente achados, com uma folha apical, coriácea e oblongo lanceolada. As suas inflorescências são relativamente longas e podem ser compostas por diversas flores intensamente coloridas de cor de laranja.

Família: Orchidaceae          Género: Comparettia          Espécie: speciosa

Habitat natural: É uma espécie epífita, desenvolvendo-se no Sudeste do Equador e no Noroeste do Peru, em florestas montanhosas, densas e chuvosas, com um elevadíssimo grau de humidade e em altitudes que podem oscilar entre os 700 e os 2000 metros.




Cultivo: Esta planta está montada numa pequena placa de cortiça, em local parcialmente sombreado e bem ventilado. Está todo ao ano na estufa aquecida, onde as temperaturas mínimas nunca descem abaixo dos 12 graus e com elevado teor de humidade relativa do ar (60 a 80%). Não será aconselhado nenhum tipo de exposição solar.
Nas estações mais quentes e secas do ano deve ser regada com frequência (várias vezes por semana), espaçando consideravelmente o número de regas durante a segunda metade do Outono e durante todo o Inverno. Nunca deverá ter as raízes secas por períodos prolongados de tempo. Para quem cultiva em vaso a frequência das regas deverá ser menor.
Utilizo como fertilizante o Akerne Rain Mix, com uma a duas aplicações semanais (doses pouco concentradas), suspendendo totalmente as fertilizações durante o Inverno.

Referências bibliográficas: 

http://orchidspecies.com/compspeciosa.htm

1 comentário: