segunda-feira, 25 de junho de 2018

Dendrobium scoriarum

O Dendrobium scoriarum é uma espécie de médio porte, de pseudobulbos finos e alongados, geralmente de hábito pendente, com pequenas folhas ligeiramente coriáceas e oblongo lanceoladas. As suas inflorescências surgem nos pseudobulbos mais velhos, são curtas e geralmente com uma a duas pequenas flores (1,5 a 2 cm) por haste.

Família: Orchidaceae         Género: Dendrobium          Espécie: scoriarum

Habitat natural: Esta bela espécie desenvolve-se como planta epífita e é nativa de algumas províncias da China ( Yunnan e Guanxi) e do Vietname. Cresce sobre os troncos das árvores e sobre rochas, nas bordas das florestas e ou em clareiras, em altitudes que rondam os 1200 metros.





Cultivo: Esta planta é cultivada montada sobre uma pequena placa de cortiça, estando todo o ano na estufa fria, em local com boa luminosidade (sem sol direto), com boa ventilação e elevado teor de humidade do ar.
Rego com frequência, 3 a 4 vezes por semana, durante as estações mais quentes e secas do ano, reduzindo drasticamente as regas durante o Inverno, passando por um período de descanso, quase sem regas, durante o período mais frio e chuvoso desta estação.
Fertilizo uma a duas vezes por semana com o fertilizante Akerne Rain Mix, sempre com doses de baixa concentração (metade da dose indicada pelo fornecedor para cada litro de água). Durante os meses de Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas: 

http://orchidspecies.com/denguangxiense.htm

http://wcsp.science.kew.org/namedetail.do?name_id=59051

2 comentários:

  1. Muito belo; este labelo multicor tenta ofuscar a beleza das demais partes da flor (clarinhas). Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jalo, apesar de pequenas, estas flores têm algo de singular, onde se destaca precisamente o seu labelo. Abraço

      Eliminar