segunda-feira, 19 de abril de 2021

Vanda lamellata var. boxalii

A Vanda lamellata é uma planta de médio porte, oriunda das Ilhas Marianas, das Ilhas Ryukyu, de Taiwan, do Bornéu e das Filipinas. Desenvolve-se, no seu habitat natural, de forma epífita, em locais expostos ao sol e em florestas costeiras, desde o nível do mar até aos 300 metros de altitude. A Vanda lamellata var. boxalii  pode ser encontrada apenas nas Filipinas.

No meu espaço de cultivo, floresce quase sempre em plena Primavera, com inflorescências compostas por inúmeras flores, cerosas, de longa duração e perfumadas. Esta variedade difere da espécie tipo pelo  característico colorido das pétalas e das sépalas.

Cultivo esta espécie na estufa temperada quente, pois aprecia temperaturas mínimas sempre acima dos 12 a 14 graus, em cesto suspenso, com um substrato composto apenas por casca de pinheiro grossa (4 a 6 cm). Está em local com excelente luminosidade, mas não exposta ao sol, com boa ventilação e com elevado teor de humidade relativa (à volta dos 70%). Rego frequentemente durante a Primavera e o Verão, reduzindo drasticamente o número de regas durante o Inverno, sobretudo se o tempo for frio e chuvoso. Fertilizo com o Akerne's Raim Mix, duas a três vezes por semana, com apenas metade da dose indicada para cada litro de água. Durante o Inverno suspendo todas as fertilizações.




Referências bibliográficas:

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew

Sem comentários:

Enviar um comentário