sábado, 23 de janeiro de 2021

Dendrobium cymbidioides

O Dendrobium cymbidioides é uma espécie de pequeno a médio porte, com pseudobulbos ovoides e duas folhas apicais. As suas inflorescências são relativamente longas e comportam várias flores, com cerca de 3,5 cm cada uma, sendo ligeiramente perfumadas e de longa duração.

É uma planta que se desenvolve de forma epífita, na Península da Malásia e nas ilhas de Sumatra e de Java, cujos habitats se situam em florestas com altitudes que podem oscilar entre os 2200 e os 2800 metros acima do nível do mar.

Este meu exemplar é cultivado montado numa placa de cortiça, em ambiente temperado a frio, com boa luminosidade, boa ventilação e elevado teor de humidade relativa. Opcionalmente, pode ser cultivado em vaso, utilizando um substrato para epífitas. Como é cultivada montada, rego e fertilizo com muita frequência, na fase de desenvolvimento dos novos pseudobulbos, reduzindo drasticamente na estação mais fria e chuvosa do ano. Como fertilizante utilizo sempre o Akerne´s Rain Mix, em doses de baixa concentração.




Referências bibliográficas: 

IOSPE PHOTOS (orchidspecies.com)

World Checklist of Selected Plant Families: Royal Botanic Gardens, Kew

2 comentários: