quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Dendrochilum cobbianum

Dendrochilum cobbianum é uma planta de pequeno a médio porte, de pseudobulbos pequenos e cónicos, com uma única folha apical, oblongo-lanceolada. As suas inflorescências são longas e pendentes, compostas por imensas flores densamente dispostas ao longo da  haste e bem perfumadas.

Família: Orchidaceae           Género: Dendrochilum          Espécie: cobbianum

Habitat natural: Esta é uma espécie que se desenvolve de forma epífita sobre os troncos da árvores, por vezes como litófila sobre as rochas, em áreas bem expostas ao sol, nas florestas das Filipinas, em altitudes acima dos 1200 metros.





Cultivo: É cultivada em ambiente temperado, numlocal com boa luminosidade, bem ventilado e com elevado teor de humidade relativa do ar.
O substrato utilizado é composto maioritariamente por casca de pinheiro média, alguma argila expandida (cerca de 20%) e alguma perlite (cerca de10%).
Rego com frequência desde o surgimento dos novos pseudobulbos até à sua maturação, que normalmente acontece por alturas da floração, mas mantendo o substrato apenas ligeiramente húmido. Durante o resto do tempo reduzo a frequência das regas.
A fertilização é feita com o Akerne Raim Mix. uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (apenas metade da dose indicada pelo fornecedor por cada litro de água). Durante os meses de Inverno mais frios e chuvosos suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/dendrcobbianum.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Sem comentários:

Enviar um comentário