segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Maxillaria arachnitiflora

Maxillaria arachnitiflora é uma planta de pequeno porte, com reduzidos pseudobulbos, cilíndricos e totalmente envoltos por bainhas, com uma folha apical, oblongo elíptica. A sua época de floração é o Verão, com inflorescências solitárias e relativamente grandes. As suas flores de tons predominantemente brancos e amarelo claro, apresentam formas exóticas de rara beleza e são levemente perfumadas.

Família: Orchidaceae        Género: Maxillaria        Espécie: arachnitiflora

Habitat natural: É uma espécie epífita que se desenvolve em florestas sombrias, quentes e húmidas, em altitudes que rondam os 400 a 1400 metros, no Panamá e na Costa Rica.




Cultivo: É cultivada na estufa aquecida, o ano todo, exigindo temperaturas sempre acima dos 12 a 14 graus. O ambiente de cultivo é bem sombreado, com boa ventilação e elevado grau de humidade do ar (entre os 50 e os 70%). Utilizo um pequeno vaso com cerca de 10 cm de diâmetro e um substrato composto por uma mistura de casca de pinheiro média e fina, alguma argila expandida e alguma perlite.
Rego o necessário para manter o substrato sempre húmido, nunca deixando secar totalmente entre regas, nunca mantendo encharcado, sendo estas mais abundantes nas estações do ano mais quentes e secas e muito mais espadas no Inverno. Logo que o substrato denote sinais de degradação deve ser mudado.
Como é hábito com todas as orquídeas, fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada nas intruções, por cada litro de água).

Referências bibliográficas:

http://orchidspecies.com/maxarachniflora.htm

https://wcsp.science.kew.org/qsearch.do

Sem comentários:

Enviar um comentário