A Cattleya luteola é uma espécie anã, talvez uma das mais pequenas deste maravilhoso género, com flores de um colorido pouco vulgar e de uma beleza indiscritível.
São plantas unifoliadas, com pseudobulbos muito pequenos e com folhas que surgem no ápice dos mesmos, de forma oblonga ou oblonga-elíptica.
Família: Orchidaceae Género: Cattleya Espécie: luteola
Habitat natural: Espécie nativa das florestas tropicais de baixa altitude, com chuvas constantes, de habitats que podem oscilar entre os 100 e os 1200 metros de altitude, estendendo-se por vezes até aos 2000 metros, no Brasil, no Peru, no Equador e na Bolívia.
Cultivo: Está num vaso pequeno (10 cm), em substrato com base numa mistura de casca de pinheiro grossa (70%) e argila expandida (30%). Opcionalmente pode ser montada numa placa de cortiça ou madeira.
Ambiente com boa luminosidade, mas com sombra durante todo o ano, temperado quente, bem ventilado e elevado grau de humidade.
Rego apenas o necessário para manter o substrato húmido, deixando secar por um período curto de tempo entre regas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, em doses de baixa concentração, duas a três vezes por semana, durante a Primavera, Verão e primeira metade do Outono. No restante período do ano suspendo as fertilizações.
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia
Linda esta Cattleya! O seu formato (pétalas, sépalas e labelo) me faz lembrar de uma outra bastante apreciável, a Cattleya forbesii. Grande abraço!
ResponderEliminarSim Jalo, têm algumas semelhanças na forma, sendo esta apenas mais pequena. Ambas são maravilhosas.
EliminarGrande abraço